Notícia

Leonardo Moreira – Aprovado no concurso da ANATEL – Técnico

aprovadoPerseverança, foco e fé. Esses foram os ingredientes que fizeram com que o estudante de Gestão Pública, Leonardo Moreira, alcançasse sua aprovação no concurso da ANATEL.

Natural de Santa Maria – RS, Leonardo começou os estudos para concurso em 2012. Desde então, o gaúcho realizou provas para vários órgão, como o TCU, TCDF, Bacen e MDIC e, até então, não tinha passado em nenhum…

Com mais de dois anos de dedicação e nenhuma aprovação, muitos já teriam desistido. Mas se há vontade e empenho, é possível sim alcançar seu objetivo. Pode não ser de forma imediata, mas Leonardo é a prova de que é possível sim conseguir uma aprovação e o segredo para isso é não desistir.

Confira nossa entrevista com o Leonardo Moreira, aprovado no concurso da ANATEL – Técnico.

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos? Quantos e quais concursos já foi aprovado? Qual o último?

Leonardo Moreira: Meu nome é Leonardo Moreira, tenho 23 anos e sou natural de Santa Maria – RS. Faço faculdade de Gestão Pública no UniCeub em Brasília.

Comecei meus estudos para concurso em 2012 no concurso de técnico do TCU, mas não passei, nem cheguei perto de passar, rs.

Aos poucos fui começando a levar a sério os estudos, principalmente em dezembro de 2013, quando saiu o edital do concurso do TCDF para técnico. Fui aprovado nas objetivas, porém eliminado na redação. Após saber que tinha sido eliminado na redação, é claro que fiquei muito triste e desanimado, pois tinha estudado bastante e queria uma daquelas vagas. Logo em seguida, saiu o edital da ANATEL e resolvi focar nesse concurso de técnico. E assim, conseguindo minha primeira aprovação, nesse mundo dos concursos, rs.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Leonardo: A sensação é incrível, pois é um motivo a mais para continuar estudando. 

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Leonardo: Meu desejo era abdicar totalmente da vida social, mas não conseguia devido a estudar para o concurso e provas da faculdade, ficava muito estressante.  

Então, aos sábado à noite, eu costumava sair um pouco para distrair, ir ao cinema e etc. E aos domingos, andava de bicicleta.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho? Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Leonardo: Vale sim a pena tentar outros concursos, é bom para treinar, mesmo que não seja o seu concurso. Principalmente, se for da mesma área. Eu fiz vários, BACEN, TCU, TCDF e MDIC, sendo que não passei em nenhum, rs. Perseverança e ter foco e fé são fundamentais para manter-se na luta. 

E tentar fazer concursos com matérias iguais ao que você esta estudando, é válido sim.

Eu almejo o concurso do TCU, meu sonho é ser Auditor do Tribunal de Contas.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Leonardo: Para esse concurso especificamente da ANATEL foram 3 meses, do  mês de julho até setembro.

Já vinha estudando para o concurso do TCDF que foi um pouco antes. Logo, quando saiu o resultado do TCDF, eu desanimei um pouco, mas continuei lendo os resumos e fazendo exercícios, mesmo tendo diminuído a carga de estudo. Pouco meses depois saiu o edital da ANATEL.  

Manter o foco sem edital na praça é um pouco complicado, ou estuda as matérias comuns ou se espelha no último edital. Eu continuei estudando as matérias comuns como Português, Dir. Adm, Dir. Const, até que saiu o edital.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Leonardo: Muitas aulas em PDFs, do Estratégia, e alguns livros da biblioteca da faculdade.

Umas das vantagens: as aulas em pdfs são ótimas, pois direcionam para determinado concurso, e vêm com questões comentadas, que é mais importante e ainda com vídeo aula.  

Uma das desvantagens é que eu dependo 100% do meu notebook, quando saia levava os livros, então vale a pena investir e comprar um ipad/tablet para auxiliar nos estudos e é mais portátil que um note.  

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria?

Leonardo: Faço muitos resumos e colo na parede do meu quarto. No dia da prova como foi à tarde, acordei cedo e fiquei lendo. Estudava as matérias pelo ciclo de estudo, assim conseguia ao mesmo tempo estudar todas as matérias. E fazia muitos exercícios.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Leonardo: Tive mais dificuldade em Administração de Materiais. Então, assistia primeiro ao vídeo e depois lia os pdfs e, então, fazia os exercícios comentados que me ajudaram muito para entender a matéria.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Leonardo: Na reta final eu foquei em fazer muitos exercícios, principalmente àqueles comentados.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Leonardo: O que eu fiz foi estudar sábado até o final da tarde e descansar à noite. Ir ao cinema talvez, ou apenas relaxar.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Leonardo: Não sei se houve erro nesse concurso, pois já tinha aprendido com grandes erros em outros concursos passados. No qual eu me arrependi bastante desses erros.

Um exemplo dos erros era que eu passava mais tempo em sala de cursinho do que estudando sozinho, o que é realmente importante. Outro erro foi que eu comprava qualquer livro que estava em promoção, sem antes fazer uma boa pesquisa.

Uma dica é pesquise bem antes de comprar livros, entre em site de concursos, grupos e fóruns nesses sites têm até professores que ajudam alunos a decidir o que/quais comprar.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Leonardo: Não ler o edital;

Não focar em uma área.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?

Leonardo: O cansaço, estresse, vida social, entre outras coisas, às vezes dava vontade de jogar tudo para o alto.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Leonardo: Comece estudando as matérias mais básicas para todos os certames, e com o tempo vá se aprofundando. Depois escolha uma área que mais lhe agrade e foque nas matérias específicas.

Por mais difícil que possa parecer no início, depois você acaba se acostumando com o estudo diário e passa somente a pensar em concurso. Quais materiais usar, como estudar, onde estudar.

E um fato legal é que são as amizades que acabei fazendo só por entrar em fóruns ou grupos de discussão de concursos.

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.