Blog

Interpretação de Textos em Espanhol

Marise Zappa - 09/07/2012


Como a leitura e a interpretação de textos caem sempre nas provas de língua estrangeira, trouxe algumas dicas sobre como interpretar textos em Espanhol, embora saibamos que interpretar um texto é algo muito subjetivo, que depende do que cada um entenda e tire como mensagem do texto que leu.

Mas quando o texto é em uma língua diferente da nossa língua materna é preciso ter mais cautela ao lê-lo e interpretá-lo, principalmente se o texto for em Espanhol, onde os falsos amigos às vezes nos pregam peças…

Não existe uma regra especifica para se interpretar textos. Cada pessoa tem o seu método: uns lêem o texto todo e depois respondem às questões. Outros preferem ir direto para as questões e depois voltar ao texto para encontrar a resposta.

O importante é entender o que o texto quer dizer e escolher a melhor alternativa para as questões.

Bem, agora seguem algumas dicas para vocês, de acordo com a metodologia que cada candidato tem na hora de fazer as provas:

- Ler o texto e as questões com calma.
- Voltar ao texto, quando vezes for preciso, para escolher qual é a melhor alternativa. Marquem o parágrafo onde vocês acham que está a resposta com uma chave ou um colchete.
- Ler com atenção o enunciado da questão; ver o que a questão pede. As bancas às vezes colocam pegadinhas nas perguntas. Atentar para as palavras : subrayada (sublinhada) / hueco (espaço) /  con excepción de (com exceção de)/   en negrita ( em negrito) /  señalado ( assinalado) / palabra destacada del texto /   correcta /  incorrecta.
- Atenção com os falsos amigos. Isso é importantíssimo !!! Não se deixem levar pelas aparências das palavras. Nem tudo o que parece em espanhol é igual em português e vice-versa.
- Na dúvida entre duas alternativas, escolham a que parecer mais completa, mais condizente com o texto.
-  Ao ler o texto, se fixem também nos advérbios, conjunções, preposições e as famosas  expressões idiomáticas  -  isso faz toda a diferença no contexto textual.



 

Besitos a todos y hasta muy pronto,

Marise Zappa

marisezappa@estrategiaconcursos.com.br