Artigo

Gabarito Preliminar MP-RJ de Informática – Técnico

Olá pessoal!

Venho aqui para comentar o gabarito preliminar de informática do MP-RJ. A FGV pegou pesadíssimo na parte de Word e Excel para Técnico administrativo. Seria uma prova exagerada para nível superior, mas foi uma prova para a qual não tenho palavras para nível médio. Sem dúvidas, a prova mais difícil de Informática que já presenciei como professor, caindo coisas que realmente eu tive que ir pro computador e aprender com a questão.

[ATUALIZAÇÃO] Com a publicação do gabarito preliminar, gostaria de fazer os seguintes adendos aos meus comentários iniciais:

Questão “Na localização avançada do MS Word 2010, onde podem ser consideradas eventuais ocorrências de “caracteres curinga”, o emprego do texto c[!é]lula

A utilização da exclamação aliada aos colchetes faz com que a busca encontre algum caractere naquela posição, desde que não seja o “é”. É a pesquisa com caracteres curinga cobrada de forma muito avançada. Portanto, “celula” é resultado compatível com os parâmetros da pesquisa.

e

Questão “João precisa importar, para uma planilha, dados de centenas de pessoas. Os dados importados são nome, departamento e rendimento que, na planilha, devem ficar dispostos em uma linha para cada pessoa, ocupando três colunas.”

Criei três documentos .txt com os formatos propostos pela banca, e realmente os formatos I e II funcionam com a importação, enquanto o formato III não funcionam. Mais uma vez, a banca foi muito além do cobrado em concursos, exigindo avançada experiência prática em Word para concursos de nível médio.

Por várias vezes já recebi reclamações de alunos dizendo que eu leciono de forma muito avançada para concursos de nível médio, mas as questões que a FGV colocou nessa prova mostraram que a exigência nas provas de concurso está cada vez mais alta, e que não há diferença na cobrança entre provas de nível médio e superior.

Enfim, fica mais uma lição aprendida, precisamos cada vez mais aprofundar o estudo de Informática para concursos.

Espero que todos vocês tenham obtido o melhor desempenho possível nesta prova.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • José, também fiz o teste e não localizou nada. Inclusive criei pastas com os nomes dados nas alternativas.
    Julio Fontana em 04/05/16 às 12:06
  • Professor, na questão “Na localização avançada do MS Word 2010, onde podem ser consideradas eventuais ocorrências de “caracteres curinga”, o emprego do texto c[!é]lula“, eu testei a busca com esse parâmetro em um documento contendo as alternativa, usando o Word 2010 e a busca não retornou resultados, o senhor poderia testar para conferir? Creio que possa ter errado o procedimento, caso contrário seria exigido o recurso contra a questão.
    José em 04/05/16 às 08:27
  • Bom dia, Professor. Eu executei as opções abaixo no Excel e a resposta (A) A, U, P; atende a questão. O senhor poderia explicar melhor? Poderia testá-las no excel? Não consegui entender. Obrigado. João pretende distribuir cópias de sua planilha IR, mas precisa protegê-la de modo que seus usuários possam editar apenas a célula A2, e nenhuma outra. Com isso, João previne a introdução de alterações errôneas no cálculo. Considere as seguintes operações sobre uma planilha: A Selecionar a célula A2 F Clicar sobre uma seleção com o botão direito do mouse e, no menu pop-up, escolher a opção “Formatar células...” e, ao abrir-se o formulário, selecionar a aba “Proteção”, assinalar (check) a caixa “Bloqueadas” e clicar “OK” P Na guia “Revisão” clicar no comando “Proteger Planilha” e, no formulário aberto, assinalar (check) a opção “Proteger a planilha e o conteúdo de células bloqueadas”, limpar todas as opções que aparecem na lista “Permitir que todos os usuários desta planilha possam:”, assinalar (check) a opção “Selecionar células desbloqueadas”, digitar uma senha e clicar “OK”. Confirmar a senha quando solicitado S Selecionar todas as células U Clicar sobre uma seleção com o botão direito do mouse e, no menu pop-up, escolher a opção “Formatar células...” e, ao abrir-se o formulário, selecionar a aba “Proteção”, limpar (uncheck) a caixa “Bloqueadas” e clicar “OK” Da esquerda para a direita, as operações necessárias e suficientes para que a planilha de João seja protegida são: (A) A, U, P; (B) P, A, F; (C) P, F, A, U, S; (D) S, F, A, U, P; (E) S, F, U, P.
    Carlos em 04/05/16 às 07:31
  • Está sim, é uma função do Excel.
    Coordenação em 02/05/16 às 12:50
  • Professor, bom dia. Na questão das fórmulas, Aquele "E" inserido dentro da F2 está correto?
    Bruno Ribeiro em 02/05/16 às 10:36