Artigo

ÉTICA x MORAL – Definições CESPE

01 – Com relação a moral e ética, julgue o item a seguir.

A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, os diferentes sistemas públicos de regras, seus fundamentos e suas características

( X) Certo

“ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

É o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

É TEORIA, INVESTIGAÇÃO OU EXPLICAÇÃO DE UM TIPO DE EXPERIÊNCIA HUMANA OU FORMA DE COMPORTAMENTO DOS HOMENS, CONSIDERADO EM SUA TOTALIDADE, DIVERSIDADE E VARIEDADE. SEU VALOR COMO TEORIA ESTÁ NAQUILO QUE EXPLICA, E NÃO NO FATO DE PRESCREVER OU RECOMENDAR, COM VISTAS À AÇÃO EM SITUAÇÃO CONCRETA.

 Observe que Ética é o julgamento de uma conduta, ação, humana, com base em princípios morais de um determinado grupo ou sociedade.

Vejamos como exemplo a verdade e mentira. Este é um padrão estabelecido na cultura brasileira e você sabe o que é certo e errado com relação a este padrão.

Faça o seguinte: imagine que você está em uma sala com mais duas pessoas e uma delas pergunta se você acha a outra pessoa bonita. Sem preconceitos ou qualquer coisa do gênero você iria responder que sim, a outra pessoa é bonita ou no mínimo você diria que ela é simpática.

Muito bem, suponhamos que na verdade você achou que aquela pessoa é muito feia, horrível, parecia uma batida de trem, mas, mesmo assim você, por educação, diria que ela não é feia.

Nesta situação você mentiu. Mentir é moralmente errado, portanto neste exemplo, você teve uma conduta antiética devido ao fato de você ter ferido um princípio moral de um determinado grupo, no caso a sociedade brasileira.

Observe que houve uma ação, uma conduta humana, um julgamento ético. Você poderia simplesmente dizer a verdade, mas optou por mentir.

Ética, portanto, estuda o comportamento do individuo com relação aos conceitos morais do grupo em que ele esta inserido.

02 – Com relação a moral e ética, julgue o item a seguir.

Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados.

( X) Certo

Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de um determinado grupo ou sociedade.

DENTRO DO ESTUDO DA ÉTICA, TRATA-SE DE UM FATO HISTÓRICO E, POR CONSEGUINTE, A ÉTICA, COMO CIÊNCIA, NÃO PODE CONCEBÊ-LA COMO DADA DE UMA VEZ PARA SEMPRE, MAS TEM QUE CONSIDERÁ-LA COMO UM ASPECTO DA REALIDADE HUMANA MUTÁVEL COM O TEMPO.

Moral é o conceito que impões limites às condutas humanas, sem a moral seria impossível viver em sociedade. Ela define o que posso ou não fazer, até onde vão meus direitos, quais os meios que posso utilizar para conquistar meus objetivos. Se isso é certo ou errado.

A lei é oriunda da moral, mas nem tudo que legal é moral.

Vejamos o caso das eleições de 2014, a então candidata, Dilma prometeu uma série de coisas com o objetivo de ganhar as eleições, e de fato ganhou, mas a pergunta é: o fato da então candidata prometer coisas que ela sabia que não seria possível cumprir, foi uma conduta ilegal? Com certeza não, mas foi imoral.

Moral tem haver com sociedade, são conceitos coletivos, definições comuns para se viver em sociedade. O que vale para um vale para todos os pertencentes àquele grupo.

 ÉTICA E MORAL

A grande diferença entre estes conceitos está no fato de que a ética trata de um posicionamento pessoal e racional a respeito de um conceito estabelecido por um grupo. Já a moral é este conceito em si, definido em um grupo ou sociedade.

Ética tem a necessidade da ação, da conduta humana, da racionalidade.

Moral é apenas o conceito do grupo.

Por exemplo:

Mentir é errado – conceito moral.

Eu mentir para você – conduta antiética e imoral.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada pela excelente explicação, Prof!!!
    Evellyn em 05/10/18 às 18:45
  • Olá Mateus Naoto, tudo bem? Primeiramente muito obrigado por seu comentário. De fato me equivoquei na hora de transcrever o gabarito da questão. A questão esta correta. Continue assim e você será um servido público com toda a certeza, parabéns. Sucesso e um grande abraço. Att : Walter Gruber
    Walter Gruber em 30/11/15 às 14:53
  • Bom dia , professor!!! Muito obrigada pelas contribuições, tenho aprendido bastante com estes artigos...Leio todos os que me interessam..Abraço e fica com Deus..
    Cleide em 29/11/15 às 11:11
  • Olá, Walter! Creio que o senhor se equivocou. Procurei a primeira questão no QC. E o gabarito é Correto, e não errado como foi afirmado. CESPE MPU 2015 - Técnico "A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, os diferentes sistemas públicos de regras, seus fundamentos e suas características" Gabarito: Certo
    Mateus Naoto em 29/11/15 às 04:23
  • Agradeço demais ao Estratégia Concursos toda a contribuição aos meus estudos.Um abraço em toda a equipe.
    Leci Silva em 27/11/15 às 09:48