Notícia

Edital TCU: análise do último certame e dicas de estudo

Você está aguardando um novo edital TCU para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo? Pois bem, então este artigo é para você!

O último concurso foi homologado em 1º de dezembro de 2015 e o concurso ainda está vigente. No entanto, pela peculiaridade do concurso do TCU, um dos mais visados no Brasil, não é prudente aguardar o lançamento de um novo edital para iniciar ou aprimorar os seus estudos.

Neste artigo irei analisar os principais pontos do último edital TCU mas, de início, vamos saber um pouco mais sobre a carreira.

O CARGO

O que faz um Auditor Federal de Controle Externo? Segundo o edital TCU de 2015, a descrição das atividades é a seguinte:

Desenvolver atividades de planejamento, de coordenação e de execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos da União, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a efetividade em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União.

Bem, essa é a explicação do edital. Quer saber algo mais prático? No final do artigo, veja link para nosso artigo contando o dia a dia da carreira.

AS PROVAS

A seleção é feita em duas etapas, divididas da seguinte forma:

edital tcu

As vezes o local de provas muda um pouquinho, mas geralmente a prova só é aplicada em algumas poucas capitais, onde existem vagas nas secretarias regionais do TCU.

Como veremos a seguir, a quantidade de matérias no concurso foi imensa, o que refletiu no número de questões da prova: 200! Além disso, o candidato teve provas discursivas tanto de conhecimentos gerais quanto de conhecimentos específicos.

O TCU é um órgão tradicional que presa pela qualidade do seu corpo técnico, situação esta que é demonstrada através do nível exigido para a ocupação dos seus cargos, seja de Técnico ou de Auditor. Essa foi a principal dificuldade encontrada pelo candidato que, quando do lançamento do edital TCU, foi pego de surpresa. Certamente isso custou-lhe a vaga para o outro candidato mais previdente, que já estava se preparando anteriormente.

Veja quantos aprovados no último certame foram alunos do Estratégia Concursos:

  • Técnico Federal de Controle Externo do TCU 2015 dos 44 aprovados, 27 foram nossos alunos
  • Auditor do Controle Externo do TCU 2015 dos 76 aprovados, 56 foram nossos alunos

Conheça o pacote completo de curso para Auditor TCU=> CLIQUE AQUI

edital tcu matérias

O critério para não ser eliminado do concurso de forma sumária foi definido pelo edital TCU. Foi eliminado do certame o candidato que se enquadrou ao menos em um dos critérios abaixo:

a) nota inferior a 20,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais;

b) nota inferior a 30,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;

c) nota inferior a 60,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

 E essa prova discursiva, professor, como foi avaliada? Bem, a prova foi aferida da seguinte forma:

  • 2 questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, acerca dos conhecimentos gerais
  • 1 questão discursiva, a ser respondida em até 20 linhas, uma peça de natureza técnica, de até 50 linhas, acerca dos conhecimentos específicos

A lotação do aprovado foi a escolhida no ato de inscrição, sendo que o próprio edital TCU já previu o período mínimo de três anos que o aprovado deveria permanecer em efetivo exercício no local. O número de vagas foi distribuído da seguinte maneira:

edital tcu quadro de vagas

Veja, na íntegra, o edital TCU de Auditor:

Conheça o pacote completo de curso para Auditor TCU=> CLIQUE AQUI

DICAS DE ESTUDO

Na minha visão, o TCU é um concurso com uma das melhores remunerações do país e, por isso, a concorrência é acirrada e o nível da prova é muito elevado, o que faz com que o concurseiro precise estar muito bem preparado.

Acredito que o mais importante na sua preparação é construir uma base sólida nas matérias que sempre são cobradas e, a partir daí, ir acrescentando outras matérias. Para o cargo de AUFC, as matérias que sempre se repetem ao longo dos editais do TCU são: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Controle Externo, Auditoria Governamental, Administração Financeira e Orçamentária e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Se você não tiver bem nessas matérias, as chances de aprovação são irrisórias. Apenas após conseguir um bom nível de aproveitamento nessas matérias base (cerca de 80% de acerto em cada uma delas) é que você pode acrescentar nos seus estudos as outras matérias, como Economia, Administração Pública e as demais.

Auditor TCU: conheça minha carreira!

Abraços,

Erick Alves

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Tempo para preparação não vai faltar pois o edital 29 (30.11.15) modificou a validade do concurso para 365 dias podendo ser prorrogado por igual período. Homologação: 01.1215 Validade Mínima: 01.12.16 com Prorrogação: 01.12.17 Então, novo concurso só em 2018. Bons estudos.
    Cesar em 19/05/16 às 16:10
  • Muito legal o artigo Prof. Estou no CR de TFCE(Bsb), mas meu sonho é o cargo de AUFC. Obrigada pelas dicas :))
    Wani Trindade em 19/05/16 às 12:32