Artigo

Edital PMMG: fique por dentro de TUDO sobre o certame de Soldado

Edital PMMG: fique por dentro de TUDO sobre o certame

edital PMMG

Foi publicado em 22 de agosto o edital PMMG Soldado para realização de concurso público para admissão no Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar de Minas Gerais (QPPM).

Neste artigo, analisaremos todos os aspectos do concurso PMMG para que você inicie a sua preparação bem informado.

Olha que estímulo: é muito raro você ter um edital afirmando quando você será chamado. No caso do presente edital, já é dito que o início do curso está previsto para dia 3 de julho de 2017, com duração de 9 meses, até abril de 2018. Ou seja: em menos de 1 ano você já pode receber o seu primeiro salário.

Durante o CFSd, o candidato ingressa no posto de Soldado 2ª Classe e já tem uma série de vantagens, conforme veremos a seguir.

SOLDADO PMMG

A formação exigida para ocupar o posto é nível superior completo. A idade limite para ingresso no curso de formação é entre 18 e 30.

Professor, quando, durante o concurso, será exigida a idade mínima e máxima? Você tem que estar dentro dos limites no dia do início do curso, 3 de julho de 2017. Se até lá você completar 18 ou tiver menos de 30, poderá fazer o curso.

Além disso, como é praxe nos concursos policiais, é  preciso ter altura mínima de 1,60 m.

Após a conclusão com aproveitamento no CFSd, o ingresso no Quadro de Praças da Polícia Militar (QPPM) será na graduação de Soldado 1ª classe, de acordo as regras gerais de promoção.

O que faz um soldado PMMG?

Soldado 2ª Classe: exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFSD, conforme normas em vigor e regulamentos da Escola.

Soldado 1ª Classe: promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros). Para tanto, a atuação do soldado compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras:

a) realizar policiamento ostensivo fardado;

b) executar atividades operacionais diversas;

c) atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública;

d) redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos;

e) estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública;

f) formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade;

g) pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais;

h) conduzir viaturas da PMMG, em qualquer categoria de CNH, se habilitado e credenciado.”

Logo, a função do soldado 2ª classe se resume a uma só: estudar! Já o soldado 1ª classe exerce propriamente as funções de polícia militar.

Completando as informações sobre atribuições:

Condições gerais de exercício do cargo: trabalhar tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho.”

A remuneração inicial para soldado 2ª classe é de R$ 3.278,74, além das seguintes vantagens:

– abono fardamento

– assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

Durante o curso de formação você já recebe a remuneração e as vantagens do cargo.

VAGAS E PROVAS – EDITAL PMMG

O total de vagas oferecidas é de 429 vagas.

Fique atento, pois o curso de formação será realizado em cada uma das respectivas regiões para onde serão destinadas as vagas.

Fique atento: as inscrições irão de 21 de outubro a 19 de novembro. O valor é de R$ 122,95.

O concurso PMMG está dividido em duas etapas:

1ª fase: prova de conhecimentos – objetiva e dissertativa.

2ª fase: avaliações psicológicas, teste de capacitação física, exames de saúde e exame toxicológico.

Qual a data da prova soldado PMMG?

Esse é um ponto muito favorável a sua preparação. A data da prova é dia 8 de janeiro de 2017

A prova objetiva tem valor de 100 pontos e se constitui de questões de múltipla escolha, com 4 alternativas de resposta. Cada questão valerá 2,5 pontos.

Já a prova dissertativa será uma redação de, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 120 palavras, e seu conteúdo será avaliado da seguinte forma:

a) pertinência ao tema proposto;

b) argumentação coerente das ideias e informatividade;

c) adequação do uso de articuladores;

d) organização adequada de parágrafos;

e) propriedade vocabular.

Cada um desses itens valerá 8 pontos.

Para ser aprovado no concurso você se condiciona aos seguintes critérios:

a) aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) dos pontos atribuídos à prova objetiva e estar classificado para a correção da prova dissertativa na proporção de 3,5 (três vírgula cinco) vezes o número de vagas, incluindo a nota de corte;

b) aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) dos pontos atribuídos à prova dissertativa (redação) e estar classificado para a realização das demais provas, avaliações, testes e exames na proporção de 3,0 (três vírgula zero) vezes o número de vagas, incluindo a nota de corte;

c) aptidão nos exames preliminares e complementares de saúde;

d) aproveitamento mínimo de 12 (doze) pontos em cada prova do TCF;

e) ser considerado apto nas avaliações psicológicas;

f) obter resultado negativo no exame toxicológico.

Queridos alunos, caso a área policial seja o seu interesse, te afirmo que você está diante de uma oportunidade muito interessante. Observe que os pontos favoráveis:

– longo prazo até a data da prova

– número alto de vagas

– edital não tão extenso

São fatores que merecem a sua consideração. No entanto, não caia na armadilha do tempo logo, aproveite cada minuto e já comece a sua preparação, sem delongas.

O Estratégia Concursos já lançou cursos focados no edital PMMG Soldado. Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia.

Cursos Polícia Militar de Minas Gerais

Segue, abaixo, o edital completo:

Edital PMMG Soldado 2016

A seguir, você pode consultar os aspectos do edital PMMG Oficial, mas só mesmo se tiver se preparando para ele. Caso contrário, não vale a pena gastar o seu tempo, vá estudar!!!

Já está se preparando com foco no edital Polícia Militar de Minas Gerais, recentemente publicado? Pois é, hoje iremos falar sobre esse importantíssimo certame, destrincharemos o edital da PMMG para que você saiba sobre todos os detalhes. Além disso, no final do texto, leia dicas de estudo focadas no concurso.

Como análise geral, percebe-se que o edital PMMG veio com uma série de peculiaridades nas exigências para o ingresso na carreira de Oficial (as quais veremos a seguir), com uma seleção diferenciada em relação a outras Polícias Militares e uma prova bem curta. O resultado disso tende a ser um certame com uma concorrência de alto nível e muito acirrada. É certo que não se pode descuidar na preparação de nenhum concurso, mas neste, em especial, é preciso ter um foco intensificado na preparação.

Por outro lado, como ponto positivo, o edital PMMG definiu a primeira fase do concurso para o dia 25 de setembro, o que é um prazo alargado em relação a outros editais e deve ser muito bem aproveitado por você.

A CARREIRA

A seleção é para a carreira de Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, selecionando os candidatos para o Curso de Formação de Oficiais, o CFO. Quando você for aprovado no concurso, será um Cadete PM e suas atribuições serão as seguintes: exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme normas em vigor e regulamentos da Escola.

Nessa fase você será um estudante, deverá cumprir o CFO em Belo Horizonte, mas já tem direito a uma série de benefícios, incluindo a remuneração, o abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

Concluindo com aproveitamento o CFO e cumpridos os requisitos legais para a promoção, previstos no Estatuto dos Militares, você passa à graduação de Aspirante-a-oficial, com antiguidade definida de acordo com a classificação no CFO. Como Aspirante você poderá ser lotado em qualquer unidade da PM em Minas Gerais, devendo permanecer por no mínimo 2 anos na unidade.

edital PMMG 2Nessa graduação, as suas atribuições serão: exercer atividades inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Professor, nessa fase eu já serei um Oficial da PM? Não! Você será um Oficial quando cumprir, no mínimo, 6 meses na graduação de Aspirante-a-oficial, bem como cumprir as condições para a promoção previstas no Estatuto dos Militares.

Cumprida essa etapa, você poderá, agora sim, ocupar o posto de 2ª Tenente da PM, e terá como atribuições: promover a segurança pública por meio de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados. Para tanto, a atuação do Tenente compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras:

a) comandar pelotão;

b) coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado;

c) assessorar o comando;

d) gerenciar recursos humanos e logísticos;

e) participar do planejamento de ações e operações;

f) desenvolver processos e procedimentos administrativos;

g) atuar na coordenação da comunicação social;

h) promover estudos técnicos e de capacitação profissional;

i) pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais.

A remuneração básica inicial no 1º ano do CFO/2017 é de R$5.769,43!!!

Qual a formação exigida no edital PMMG para ingressar no CFO? É necessário ser Bacharel em Direito, ou seja, ensino superior completo! Essa é mais uma carreira que é privativa para formados em Direito, o que deve ser comprovado quando da matrícula no curso. Há uma série de outros requisitos. Vamos ver aqui apenas os mais significativos:

– ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 13/02/2017

– ter altura mínima de 1,60m

– não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar

– não ter sido demitido da PMMG, de outra instituição militar estadual ou das Forças Armadas; não ter dado baixa no conceito “C” nos termos do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais; não ter sido exonerado ou demitido da PMMG ou do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais com base no art. 146, incisos II, III, IV ou V, letra “a” e “caput” do art. 147, da Lei nº 5.301, de 16/10/1969

VAGAS E PROVAS

O concurso PMMG está disponibilizando 120 vagas, sendo 108 vagas destinadas a candidatos do sexo masculino e 12 vagas às candidatas do sexo feminino. Segundo o termo de abertura do concurso, não haverá reserva de vagas para os portadores de necessidades especiais, tendo em vista a natureza do cargo.

Agora chegamos à análise das provas, a parte mais sensível do edital PMMG e que merece muita atenção.

A seleção está dividida em duas fases, vejamos:

a) 1ª FASE: provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa);

b) 2ª FASE: Avaliações Psicológicas, Teste de Capacitação Física (TCF) e Exames de Saúde (preliminares e complementares), exame toxicológico, prova ORAL e prova de TÍTULOS.

Isso mesmo, você não leu errado, meu caro: teremos prova oral e prova de títulos.

1ª FASE

A 1ª fase será aplicada nas cidades a seguir indicadas, a qual você deverá optar no momento da inscrição:

edital PMMG locais de prova

A prova objetiva é composta de apenas 40 questões de múltipla escolha, sendo que cada uma valerá 5 pontos, totalizando 200 pontos na prova. As matérias são as seguintes, cada uma com 5 questões na prova, ou seja, valendo 25 pontos:

edital PMMG matérias

Aqui entra o meu ponto sobre a preparação para este concurso, que deve se pautar pela precisão em todas as matérias. Pense comigo: quanto menor o número de questões, que sempre será inversamente proporcional ao número de inscritos, maior o número de acertos necessários para ser aprovado. Claro que a prova objetiva é apenas um dos componentes da nota, mas lembre-se que nessa fase é onde há o primeiro funil nos candidatos.

Eis aqui um diferencial dos cursos do Estratégia Concursos: focados 100% no edital. Assim, conosco você verá apenas o estritamente necessário e ao mesmo tempo tudo o que precisa ser estudado, o que irá render a você um ganho de tempo imenso economizado pesquisando em materiais longos e mais complexos.

Veja abaixo os resultados positivos obtidos pelos alunos do Estratégia Concursos em concursos policiais:

  • Agente da Polícia Federal 2014 dos 590 aprovados, 172 foram nossos alunos
  • Agente da Polícia Federal de 2012 das 500 vagas, 98 aprovados foram nossos alunos

Conheça nossos Cursos Onlines para PMMG

Já a prova dissertativa será uma redação de caráter eliminatório e classificatório sobre tema fornecido no momento da prova. A prova será aplicada no mesmo dia da objetiva, mas para ter a sua redação corrigida você deverá ter, no mínimo, 120 pontos na prova objetiva, o que equivale a 60% da prova.

 Já para não ser eliminado na prova discursiva é necessário ter nota mínima de 70 pontos. A redação deverá conter, no máximo, 30 linhas, mínimo de 120 palavras e valor de 100 pontos. Se descumprido algum desses limites haverá uma penalização de 5 pontos por linha que passar e 1 ponto por palavra que faltar.

edital PMMG 1

2ª FASE

Serão convocados para a 2ª fase 3 candidatos por vaga, o que equivale a uma média de 324 homens e 36 mulheres, respeitados os empates na última posição, o que pode aumentar o número.

Das provas dessa fase, daremos destaque ao teste físico e à prova oral.

O Teste de Capacidade Física – TCF – é eliminatório e classificatório e consiste nas seguintes provas:

edital PMMG tcf

De acordo com o edital PMMG, o candidato deve atingir, no mínimo, 12 pontos em qualquer das provas do TCF, sob pena de ser eliminado do concurso. O valor máximo será de 80 pontos.

E essa tal prova oral, professor?

Realmente ela é outra surpresa no certame! A prova será realizada em Belo Horizonte e abrangerá as seguintes áreas:

a) Direito Constitucional;

b) Direito Penal Comum e Militar;

c) Direito Processual Penal Comum e Militar;

d) Direito Administrativo

Você será argüido sobre as áreas acima, de acordo com o programa de matérias, e terá 5 minutos, no máximo, para responder aos questionamentos relativos a cada área temática.

Professor, quais conselhos você tem para a preparação como um todo?

Certamente será um concurso que exigirá conhecimentos muito mais aprofundados que a média dos concursos para a área policial, o que se verifica pelo baixo número de questões (cada questão vale muito!), elevado salário e pela previsão de prova oral.

Meu principal conselho é: não subestime o nível da prova. Em direito penal, por exemplo, o edital especifica bem determinados temas que geralmente são abordados de forma genérica (erro na execução, resultado diverso do pretendido, etc.). Isso indica, a meu sentir, que a Banca irá exigir mais do candidato.

Além disso, resolva (muitas) questões de provas anteriores. Naturalmente, você irá encontrar pouquíssimas questões elaboradas pela Banca do concurso. Contudo, procure resolver questões de outras provas da área policial (PMs, Polícias Civis, PF, etc.), ainda que de outras Bancas, para ir se familiarizando com aquilo que costuma ser mais cobrado na área. Além de indicar os temas mais recorrentes, elas ajudam a fixar o conteúdo teórico.

Confira aqui o Edital completo:

Conheça nossos Cursos Onlines para PMMG

Bons estudos!

Prof. Renan Araujo

[email protected]

periscope

PERISCOPE: @profrenanaraujo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, João Boa noite! Basta que o candidato cumpra os requisitos quando da convocação para a matrícula no curso. Caso ainda não tenha terminado o curso superior, não cumprirá um dos requisitos e, portanto, não poderá prosseguir. Bons estudos! Prof. Renan Araujo
    Renan Araujo em 23/08/16 às 18:32
  • Olá professor, boa tarde! gostaria de obter a seguinte informação, no caso para o candidato que irá concluir o ensino superior no 1° semestre de 2017 e fazer a prova e ser aprovado em todas as demais etapas poderá se matricular no CFSD na data estabelecida que está no edital dia 03/07/2017 haverá algum impedimento quanto a isso?
    João Pedro em 23/08/16 às 15:04
  • Professor, eu vou me formar em direito somente em agosto do ano que vem. o curso de formação está com data para inicicio em fevereiro do ano que vem. O senhor acha que dá para fazer a prova e tentar apresentar depois que começar o curso de formação? desde já, agradeço!
    Gustavo Henriques em 06/07/16 às 20:43