Artigo

DPE/RO – análise do edital de Raciocínio Lógico-Matemático

Caros alunos,

Já estão disponíveis as 10 primeiras aulas em PDF do nosso curso de Raciocínio Lógico-Matemático para a prova da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO). A propósito, este curso será formado por:

50 blocos de aulas em vídeo (aprox. 30 minutos cada) sobre os todos os tópicos teóricos do seu edital, onde também resolvo alguns exercícios introdutórios para você começar a se familiarizar com os assuntos;

12 aulas escritas (em formato PDF) onde explico todo o conteúdo teórico do seu edital, além de apresentar cerca de 800 (oitocentas) questões resolvidas e comentadas, sendo várias da própria FGV e bancas com estilo de cobrança similar;

fórum de dúvidas, onde você pode entrar em contato direto comigo diariamente.

Neste artigo pretendo falar brevemente sobre o que foi cobrado neste edital, cujo texto eu transcrevo abaixo:

RACIOCÍNIO LÓGICO–MATEMÁTICO – Lógica: proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, área, volume, massa e tempo. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem, proporcionalidade direta e inversa, regras de três, juros simples e compostos. Sequências e reconhecimento de padrões. Princípios de contagem e noção de probabilidade. Tratamento da informação: noções básicas de estatística, tabelas e gráficos.

Talvez em uma primeira análise este edital não pareça tão extenso como ele realmente é. Entretanto, repare que temos tópicos de raciocínio lógico propriamente dito, matemática do ensino médio, matemática financeira e estatística. Podemos fazer a seguinte divisão de assuntos:

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPRIAMENTE DITO: Lógica: proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Sequências e reconhecimento de padrões.

MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, área, volume, massa e tempo. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem, proporcionalidade direta e inversa, regras de três.

MATEMÁTICA FINANCEIRA: juros simples e compostos.

ESTATÍSTICA: Princípios de contagem e noção de probabilidade. Tratamento da informação: noções básicas de estatística, tabelas e gráficos.

Portanto, veja que estamos diante de um edital bastante desafiador, que exige um estudo bastante dedicado e com muita objetividade. É isso que faremos ao longo das nossas aulas. Um ponto a nosso favor é o fato de que a banca realizadora deste concurso (FGV) já cobrou exatamente esse mesmo conteúdo em alguns concursos bastante recentes, como: Tribunal de Justiça da Bahia 2015, Tribunal de Justiça de Santa Catarina 2015, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro 2014, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso 2015.

Inclusive as questões dessas provas estarão presentes em nosso curso (a medida que essas provas forem realizadas e as questões disponibilizadas), para que você possa exercitar bem aquilo que efetivamente vem sendo cobrado pela sua banca quando ela apresenta este conteúdo no edital.

Através do link abaixo você pode acessar mais informações a respeito deste curso, bem como ver a aula demonstrativa em vídeo e também a aula demonstrativa em pdf. Qualquer dúvida antes de adquirir esse material basta enviar um email para [email protected].

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO PARA DPE/RO

Abraço,
Prof. Arthur Lima

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • O que diferencia a disjunção exclusiva da disjunção propriamente dita, e qual o metodo mais facil para entender.
    Rubiana Nunes em 15/09/15 às 00:04