Artigo

Dica de Português para o concurso do BACEN

Olá, amigos do Estratégia!

Para aqueles que estão se preparando para o concurso do Bacen, vamos analisar uma questão de acentuação gráfica cobrada pelo Cespe na recente prova do TCU/Auditor.

Veja o enunciado a ser julgado como “certo” ou “errado”: “As palavras `líquida´, `público´, `órgãos´ e `episódicas´ obedecem à mesma regra de acentuação gráfica”.

Esse tipo de questão é muito comum nas provas de Língua Portuguesa do Cespe. Palavras acentuadas são apresentadas, e o candidato precisa identificar se as regras de acentuação dos vocábulos são equivalentes. Aconselho, nessas situações, que você analise cada vocábulo separadamente, identifique a regra e compare depois os resultados. Vamos à resolução?

– “Líquida”: a palavra é apresenta três sílabas – LÍ-QUI-DA. Note que a sílaba tônica – aquela que possui maior intensidade no momento da pronúncia – é a antepenúltima sílaba. Portanto, a palavra “líquida” foi acentuada por ser “proparoxítona”. Entenda: as proparoxítonas (palavras que possuem como tônica a antepenúltima sílaba) são menos comuns em nosso vocabulário. Para facilitar sua acentuação, criou-se a regra a seguir: acentuam-se todas as palavras proparoxítonas.

– “Público” e “Episódicas”: seguem exatamente a mesma lógica da palavra acima e são proparoxítonas.

– “Órgãos”: a palavra apresenta duas sílabas – ÓR-GÃOS. Apenas essa informação já tornaria a questão errada, uma vez que esse vocábulo não pode ser uma proparoxítona. Portanto, a palavra “órgãos” foi acentuada por ser paroxítona (a sílaba tônica é a penúltima). Entre as regras de acentuação dos paroxítonos, destaco que se acentuam os paroxítonos terminados em “Ã(s)” e “ÃO(s)”.

Assim, concluímos que a questão está ERRADA.

Bom, para aprender mais sobre este e outros assuntos, aproveito para divulgar o curso de Língua Portuguesa para o concurso do BACEN. Confira, no link abaixo, a página com informações mais detalhadas sobre o curso:

Veja o Curso completo para Analista https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-completo-p-analista-do-bacen-area-4-6676/

Contem comigo.

Abraços,

Professora Ludimila.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.