Artigo

Concurso Ministério da Fazenda – Assistente Técnico-Administrativo (ATA/MF): Uma Análise Completa do Edital

Olá, pessoal!

Hoje gostaria de apresentar para vocês uma análise detalhada do último concurso do Ministério da Fazenda para o cargo de ATA (Assistente Técnico-Administrativo).

O último edital foi publicado em 2014, sendo ofertadas 1024 vagas para diversos Estados da Federação. A banca responsável pelo concurso foi a ESAF.

A tabela abaixo sintetiza o número de vagas por Estado da Federação:Captura de Tela 2016-04-07 às 20.57.41

Note que o Estado de São Paulo e o Distrito Federal não foram contemplados com vagas. Por isso, a expectativa é de que haja muitas vagas para esses entes da federação (SP e DF) no próximo certame!

Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK

Para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo (ATA/MF) exige-se apenas o nível médio de escolaridade. A remuneração inicial é de aproximadamente R$ 3.670,00 reais, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O Assistente Técnico-Administrativo tem como atribuições a execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda, ressalvadas as privativas de carreiras específicas (Auditor-Fiscal e Analista). Muitos ATAs ocupam importantes funções de chefia dentro do Ministério. Trata-se de um cargo bastante respeitado dentro da Receita Federal do Brasil!

Vamos, agora, à questão que todos querem responder: como é o concurso Ministério da Fazenda? Tenho que estudar MUITO? (risos)

No último concurso do Ministério da Fazenda, foram realizadas duas provas, uma de Conhecimentos Básicos e outra de Conhecimentos Específicos. Essas provas totalizaram 70 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma:

Captura de Tela 2016-04-07 às 21.03.53

A prova 01 foi responsável por 80 pontos e a Prova 02 foi responsável por 40 pontos, totalizando 120 pontos. Cada disciplina representou o seguinte percentual desse total:

Captura de Tela 2016-04-07 às 22.07.52

Note que Português e Matemática/Raciocínio Lógico foram responsáveis por praticamente 50% do total de pontos! São as disciplinas a que você mais deve se dedicar, sem dúvida! Todavia, há uma pontuação mínima por disciplina (40%) e por prova (50% na Prova 01 e 40% na Prova 02), então não dá para descuidar de nenhuma matéria…

Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK

O que você deve estar se perguntando agora é: quando haverá um novo concurso Ministério da Fazenda?

Não podemos responder a essa pergunta, infelizmente. O que se sabe, atualmente, é que o Ministério da Fazenda solicitou ao Ministério do Planejamento (MPOG) a abertura de concurso para o preenchimento de 5.000 (cinco mil) vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo (ATA/MF). Isso significa que há, sim, muita necessidade de novos servidores no órgão!

Outra dúvida importante: qual foi a concorrência do último concurso?

A concorrência “nominal” foi de aproximadamente 256 candidatos/vaga. Contudo, houve cerca de 47% de abstenções, o que significa uma concorrência real de mais ou menos 135 candidatos/vaga. Por isso, não dá para prestar esse concurso sem se preparar adequadamente…

Mesmo assim, ninguém gabaritou a prova (risos), o que mostra que a ESAF não é “mansinha”. A maior nota do concurso foi 113 (94% do total). Alguns candidatos foram aprovados com nota mínima (50% do total) de 60 pontos.

Confira o conteúdo programático do último edital, que pode ser baixado neste LINK:

Prova 01 – Conhecimentos Básicos

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Emprego das classes de palavras. 5. Emprego do sinal indicativo de crase. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Concordância nominal e verbal. 9. Regência nominal e verbal. 10. Significação das palavras. 11. Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República. 12. Redação de correspondências oficiais: documentos oficiais utilizados pelas instituições públicas brasileiras.

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Matemática: 1. Numeração; 2. Números naturais: múltiplos, divisores, divisibilidade e restos; 3. M.D.C. e M.M.C.; 4. Números fracionários e Operações com frações; 5. Números Decimais e Dízimas Periódicas; 6. Sistemas de Unidade, Notação Científica e Bases não Decimais; 7. Razões e Proporções; 8. Escalas; 9. Divisão Proporcional; 10. Regra de Três Simples ou Composta; 11. Porcentagem; 12. Teoria dos Conjuntos: Conjuntos Numéricos; Relações, Funções de Primeiro e Segundo Grau; 13. Noções de Probabilidade e Estatística Descritiva; 14. Noções de Lógica; 15. Matemática Financeira; 16. Aplicações e Operações com Inequações; 17. Sequências e Progressões Aritméticas e Geométricas; 18. Operações com Matrizes, Logaritmos, Raízes e Radicais, Fatoração Algébrica; 19. Raciocínio Lógico: Estruturas lógicas, Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões, Lógica sentencial (ou proposicional), Proposições simples e compostas, Tabelas-verdade, Equivalências, Diagramas lógicos, Lógica de primeira ordem, Princípios de contagem e probabilidade, Operações com conjuntos, Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Conhecimentos básicos de linguagens de programação relativos a Lógica e Estrutura de programação. 2. Conceitos básicos de Datamining e Datawarehouse. 3. Conceitos básicos de armazenamento de dados. Banco de Dados Relacional. 4. Conceitos básicos sobre a arquitetura e administração de Banco de Dados. 5. Conhecimentos básicos de ambiente de servidores: Estrutura de servidores físicos e virtualizados. 6. Conceito de Computação em Nuvem (Cloud Computing). 7. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 8. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação na Internet, correio eletrônico, redes sociais, grupos de discussão e de busca. 9. Conceitos básicos sobre ameaças e segurança da informação.

ATUALIDADES: 1. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. 1.1. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social. 1.2 O debate sobre a legalização das drogas e seu impacto sobre as políticas públicas e sobre a sociedade. 1.3 Tecnologia e educação. 2. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado. 2.1. Movimentos sociais na era da internet. 2.2 Conselhos de políticas públicas. 2.3. Instrumentos de participação e controle social. 3. Transformações das estruturas produtivas e influência da economia na sociedade global. 3.1. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. 3.2. Poder econômico e responsabilidade social. 3.2.1 Norma Brasileira de Diretrizes sobre Responsabilidade Social – ABNT NBR ISO 26000 : 2010. 3.3 Educação e trabalho. 4. Desenvolvimento Sustentável e Administração Pública. 4.1. Origem e evolução do conceito de Desenvolvimento sustentável. 4.2. Questões ambientais contemporâneas: mudança climática, efeito estufa, chuva ácida, biodiversidade. 4.3. A nova ordem ambiental internacional – Rio/92, Agenda 21, Rio + 20. 4.4. O serviço público e os desafios da sustentabilidade: Agenda Ambiental da Administração Pública; Contratações Sustentáveis, Plano de Logística Sustentável.

Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK

Prova 02 – Conhecimentos Específicos

GESTÃO DE PESSOAS E DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO. 1. Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil. 2. Carta de Serviços ao Cidadão. Decreto nº 6.932/2009. 3. Lei de Acesso a Informação – Lei 12.527/2011. 4. Aprendizagem e Comportamentos Organizacionais. 5. Comunicação Eficaz. 6. Motivação. 7. Formação e Desenvolvimento de Equipes. 8. Administração de Conflitos e Gestão da Mudança. Clima e Cultura Organizacionais.

ÉTICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1. Ética e moral. 2. Ética, princípios e valores. 3. Ética e democracia: exercício da cidadania. 4. Ética e função pública. 5. Ética no Setor Público. 5.1. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) 5.2. Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de Administração Pública. 2. Princípios da Administração Pública. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da Administração Pública Brasileira. Concentração. Desconcentração e Descentralização. 6. Decreto-Lei nº 200/1967. 7. O Brasil e sua Administração Pública: Da República velha aos dias atuais. Nascimento e Afirmação da República Brasileira. Aspectos Fundamentais na Formação do Estado Brasileiro. Teorias das Formas e dos Sistemas de Governo. 8. Análise Crítica aos Modelos de Gestão Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 9. Controle Interno e Externo da Administração Pública. Lei nº 8.443/92. 10. Medidas Organizacionais para o Aprimoramento da Administração Pública Federal. Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal. 11. Manual Técnico de Orçamento- MTO-2014. 12. Processo Administrativo em Âmbito Federal.

REGIME JURÍDICO DOS AGENTES PÚBLICOS. 1. Normas Constitucionais Pertinentes aos Servidores Públicos. 2. Direitos, Deveres e Proibições do Servidor Público e seu Regime Disciplinar. 3. Formas de Provimento e Vacância do Cargo Público. 4. Seguridade Social do Servidor. 5. Lei nº 8.429/1992: Disposições Gerais, Atos de Improbidade Administrativa. 6. Decreto nº 7.203/2010. 7. Decreto-Lei nº 2.848/1940: Artigos 153; 296; 311-A/337-A e 359-A/359-H.

Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK

……………

Espero que você tenha gostado da nossa análise do concurso Ministério da Fazenda! =) Lembro-me, com muita alegria, de quando fui aprovada nesse concurso em segundo lugar em Goiás, no ano de 2009! Muitos dos aprovados naquele concurso foram bem-sucedidos no concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, que ocorreu logo depois… Mas isso é assunto para um novo artigo! (rs)

Abraços e bons estudos!

Nádia Carolina

Periscope: @NadiaCarolStos

imagem facebook: Clique no  LINK

youtube (Ricardo Vale):  Clique no LINK

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu percebi que nos concursos anteriores à 2014 as matérias eram outra pq ?
    felix leandro em 17/01/19 às 10:38
  • Fiquei sabendo que sai esse ano, será?
    Jessica em 11/03/17 às 09:05
  • Vocês fizeram perguntas e não leram o texto. O Estrategia Concursos é ótimo, mas não bem bola de cristal pessoal. Vi a pergunta sobre a previsão do concurso e a resposta encontra-se no texto. "O que você deve estar se perguntando agora é: quando haverá um novo concurso Ministério da Fazenda? Não podemos responder a essa pergunta, infelizmente. O que se sabe, atualmente, é que o Ministério da Fazenda solicitou ao Ministério do Planejamento (MPOG) a abertura de concurso para o preenchimento de 5.000 (cinco mil) vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo (ATA/MF). Isso significa que há, sim, muita necessidade de novos servidores no órgão!"
    Firmino em 19/08/16 às 17:12
  • Nossa vejo muitas perguntas nos comentários, mas nenhuma resposta! Qual a previsão desse concurso?
    MOISES em 21/07/16 às 16:55
  • Muito bom o texto, entretanto a senhora sabe se poderá ter vagas para ATA fora de SP e DF ? Será que abrirá vagas para outros estados como no MT por exemplo ? Desde já agradeço.
    rafhael em 10/07/16 às 14:24
  • Excelente texto professora, muito esclarecedor. A senhora acha que vale a pena começar a estudar desde já ou como ainda não há nenhuma previsão do ATA devo focar em concursos que estão para acontecer ?
    Lucas em 06/07/16 às 07:21
  • Esse concurso já foi aprovado? Tem previsão para quando poderá sair?
    Karyne Carvalho Lopes em 17/05/16 às 22:31
  • O último concurso do ATA/MF foi decepcionante por parte do Ministério da Fazenda que por desorganização não fizeram o processo de remoção dos servidores do certame anterior ao de 2014.O que ocasionou em ingresso no Poder Judiciário para pleitarem pelos direitos violados pelo Ministério da Fazenda suspendendo a convocação dos candidatos do concurso de 2014 durante 7 meses ( mas agravante utilizando a validade do concurso 1 ano). Após o prazo de suspensão faltando 4 meses para o término da vigência do concurso começara a convocação só que esgotara o prazo sem prorrogação do certame prejudicando os excedentes, por exemplo fui classificado faltando somente 2 candidatos para a minha classificação. Absurdo solicitar um novo concurso se tinham excedentes que podiam ser convocados. Pior que o Ministério da Fazenda não deu nenhuma satisfação coerente da não prorrogação do concurso simplesmente enviou para a ESAF colocar no site concurso encerrado.
    Auherben Mendonça em 17/05/16 às 19:25
  • Esse concurso já tem uma data prevista de autorização???
    Andréa em 17/05/16 às 11:15
  • COM MUITO RECURSO DISPONÍVEL COMO FOI PRA O DO INSS 2016
    José Alberto em 14/05/16 às 12:50
  • PROFESSORA GOSTARIA DE SABER SE PRA ESSE CONCURSO O ESTRATÉGIA VAI A MESMA ATENÇÃO COMO DEU PARA O CONCURSO DO INSS 2016.
    José Alberto em 14/05/16 às 12:48
  • Jonas, também notei que não chamaram ninguém além do colocado na vaga. Muito ruim isso
    Cindy de Oliveira Portela em 11/04/16 às 17:29
  • Esse concurso da Ata, tem previsão para quando Nádia, 2016 ou 2017?
    Marcelo em 08/04/16 às 21:00
  • Excelente análise, professora Nádia Carolina.
    Rai Oliveira em 08/04/16 às 20:35
  • Nádia. .. Boa tarde você saberia me dizer se essa remuneração já estão incluídas as gratificações de praxe, auxílio alimentação, auxílio saúde, etc... Somando o vencimentos e os adicionais, de quanto seria a remuneração inicial de um assistente ATas
    Vivaldo Filho em 08/04/16 às 17:44
  • Fiz esse concurso e fiquei decepcionado. Passei em segundo mas só havia 1 vaga e não chamaram mais ninguém. Ate para chamarem o primeiro foi dificil porque atropelaram o prazo do concurso de remocao interna e quase não chamam ninguem. Fui muito bem na parte especifica, quase gabaritando, contudo nao fui tao bem em portugues e informatica estava muito dificil, se eu tivesse acertado 1 ou 2 questoes a mais teria ficado em primeiro. Nunca mais faço esse concurso. Além do mais foi até melhor para mim. Ia ser uma besteira se eu fosse pra lá, recebo melhor no BB, e ainda trabalho 30 h por semana.
    Jonas Oberdan em 08/04/16 às 16:47
  • Nádia, você sabe se já foi autorizado novo concurso ou quando será?
    Hilton Bastos em 08/04/16 às 13:57
  • Essa remuneração desanima prestar esse concurso. Até o BB, se for levar em conta benefícios como PL parece mais atrativo.
    Murilo em 08/04/16 às 10:31
  • Achei o salário baixo... Têm outras vantagens depois de entrar em exercício?
    Laís em 08/04/16 às 03:45