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Comentários da Prova TRF3 – AJAA – Noções de Gestão de Recursos de TI

Olá queridos amigos!

Hoje vamos  à correção da prova do TRF da 3ª Região/PE  para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa, quanto às questões de Noções de Gestão de Recursos de TI.

96 Um Analista Judiciário da Área Administrativa do TRF3 deseja solicitar ao departamento de Tecnologia da Informação − TI o desenvolvimento de um sistema de informação para fazer com que cada vez que uma resma de 500 folhas de papel sulfite seja retirada do estoque, um registro apareça, automaticamente, nos computadores da empresa fabricante e fornecedora de papel sulfite, de forma que ela possa fabricar a quantidade necessária e enviar diretamente ao TRF3, eliminando distribuidores e reduzindo custos de armazenamento. Neste caso, o sistema de informação que o Analista deseja solicitar é um

(A) Transaction Support System – TSS.

(B) Customer Relationship Management – CRM.

(C) Supply Chain Management – SCM.

(D) Enterprise Resource Planning – ERP.

(E) Knowledge Management System – KMS

Comentários: Nessa questão, percebemos um claro relacionamento entre o cliente (Área Administrativa do TRF3) e a empresa responsável por fabricar e fornecer o produto ou serviço (papel sulfite) a esse cliente. Além disso, percebemos também a utilização da Tecnologia da informação como forma de auxiliar no processo de reposição do estoque. “(…) [gerar] um registro, automaticamente, nos computadores da empresa fabricante e fornecedora de papel sulfite, de forma que ela possa fabricar a quantidade necessária e enviar diretamente ao TRF3, eliminando distribuidores e reduzindo custos de armazenamento”.

Nesse contexto, utilizamos o conceito de Supply Chain Management – SCM, ou Gestão da cadeia de suprimentos de negócios, que é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI), possibilita à organização gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, cobrindo todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo.

Resposta certa, alternativa C).

97 Dada a urgência no desenvolvimento de um software, a equipe de Tecnologia da Informação − TI do TRF3 resolveu utilizar uma das metodologias ágeis de desenvolvimento de sistemas. Um dos princípios destas metodologias é dar maior prioridade

(A) ao desenvolvimento completo do software do que a fazer entregas parciais.

(B) aos procedimentos e ferramentas do que às pessoas e suas interações.

(C) ao desenvolvimento de uma documentação abrangente do que às funcionalidades.

(D) à negociação de contratos do que à colaboração com clientes.

(E) a responder a mudanças do que a seguir um plano pré-estabelecido.

Comentários: Métodos ágeis buscam flexibilizar o desenvolvimento de software, focando em questões mais práticas e menos burocráticas, como forma de entregar o software, funcionando, o mais rápido possível.

Alguns profissionais renomados na área de engenharia de software criaram o famoso “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, que identifica metodologias de desenvolvimento e que adotam os seguintes princípios:

– [valorizar] Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;

– [valorizar] Software em funcionamento mais que documentação abrangente;

– [valorizar] Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;

– Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Dessa forma, descartamos as alternativas B), C) e D).

Além disso, temos que o desenvolvimento ágil de software, por ser baseado em abordagens iterativas, preconiza entregas parciais do software de tempos em tempos. Assim, evita-se que o cliente tenha conhecimento do software apenas quando este estiver completamente concluído.

Por último, vale lembrar que o manifesto reconhece o valor dos itens (princípios apresentados acima) à direita, mas diz que deve-se valorizar bem mais os itens à esquerda.

Resposta certa, alternativa E).

98 Todos os computadores conectados na Internet recebem um número de endereço IP, formado por quatro séries de números separados por pontos. Assim, um endereço possível para o site do TRF3 é

(A) 177.43.200.30

(B) 344.241.0.122

(C) 324.255.0.128

(D) 512.256.128.64

(E) 257.266.13.1

Comentários: O endereço de internet é um número de 32 bits (IPv4), representado em decimal na forma de quatro octetos (números de oito bits) separados por um ponto, no formato x.x.x.x, onde x varia de 0 a 255. Assim, o menor endereço IP possível é 0.0.0.0 e o maior 255.255.255.255.

Nas alternativas, temos:

(A) 177.43.200.30

(B) 344.241.0.122

(C) 324.255.0.128

(D) 512.256.128.64

(E) 257.266.13.1

Dessa forma, o único endereço IP válido apresentado encontra-se na alternativa A).

Resposta certa, alternativa A).

99 Para gerenciar os serviços de Tecnologia da Informação – TI um Analista do TRF3 deve adotar um modelo baseado nas melhores práticas de gerenciamento de serviços utilizadas com sucesso nas organizações. Já para a governança e gestão de TI deverá adotar um framework que traz boas práticas para a governança e gestão da TI. A escolha do Analista deverá ser, respectivamente,

(A) SPICE – COBIT.

(B) ITIL – COBIT.

(C) CMMI – MPS.BR.

(D) BSC – PRINCE2.

(E) ITIL – CMMI

Comentários: Questão sem maiores problemas. ITIL é uma biblioteca (modelo) composta das melhores práticas para gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação, ao passo que o COBIT é framework completo e aceito internacionalmente para governança e gerenciamento organizacional de TI.

Resposta certa, alternativa B).

100 Um Analista em Tecnologia da Informação está participando de uma reunião de planejamento de um projeto do TRF3 que utiliza o PMBOK 5a edição. Esta reunião, que envolve toda a equipe, objetiva definir e decompor as atividades do projeto e calcular o esforço necessário em cada uma delas. Inicialmente, está sendo realizada a subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis, no processo de

(A) Controle do Trabalho do Projeto.

(B) Sequenciamento das Atividades do Projeto.

(C) Definição do Escopo do Projeto.

(D) Criação da Estrutura Analítica do Projeto.

(E) Classificação das Atividades do Projeto

Comentários: Mais uma questão sem sustos! De acordo com o guia oficial PMBOK 5ª edição, o processo de Criação da Estrutura Analítica do Projeto é subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil.

Trata-se de uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe. Os componentes de nível mais baixo são os pacotes de trabalho e podem ter custo e duração estimados e seu trabalho pode ser monitorado e controlado.

Resposta certa, alternativa D).

Espero que tenham gostado dos comentários e quaisquer dúvidas, sugestões ou elogios, comentem no fórum.

Grande abraço!

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Veja os comentários
  • Agradeço ao professor por comentar as questões.
    Everaldo Machado em 06/04/16 às 21:41
  • Discordo da questão 96, pois embora a assertiva narre uma situação que cabe o uso de SCM, este não é um sistema de informações, assim o ERP é o sistema de informação (software) que auxiliará na implantação da metodologia SCM. Logo, na minha opinião, o gabarito deveria ser a letra D.
    Everaldo Machado em 06/04/16 às 21:40