Artigo

Comentários às questões de Direito Tributário – PETROBRÁS (Advogado)

Olá, amigas e amigos concurseiros!

No post de hoje tecerei comentários às três questões de direito tributário cobradas no concurso para o cargo de Advogado da PETROBRÁS, aplicada nesse último domingo. A matéria foi cobrada apenas nas questões 41, 42 e 44. As questões foram bastante simples, sem maiores problemas para os candidatos. Não vislumbrei recurso em nenhuma delas, estando em conformidade com o que prescreve a legislação e a doutrina. Vamos a elas!

——————————–

41. (CESGRANRIO/Petrobras/Advogado/2015) A Constituição Federal do Brasil de 1988, ao estabelecer que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre o patrimônio, a renda ou os serviços, uns dos outros, está estabelecendo o princípio da:

(A) uniformidade

(B) imunidade

(C) isenção

(D) remissão

(E) personalização

De acordo com o artigo 150, VI, “a”, da CF/88, e sem ₢prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros. Essa previsão constitucional estabelece a chamada imunidade recíproca.

Assim, resta como correta a alternativa “b”, gabarito da questão.

42. (CESGRANRIO/Petrobras/Advogado/2015) Diante da situação de calamidade pública ocorrida no município Y, atingido por chuvas torrenciais que paralisaram a atividade econômica local, o Estado H remeteu à Assembleia Legislativa local projeto de lei com o intuito de prorrogar o prazo de pagamento dos tributos estaduais para os contribuintes de tal município. Nos termos do Código Tributário Nacional, trata-se do instituto da

(A) moratória

(B) remissão

(C) postergação

(D) dilação

(E) exigibilidade

A moratória é uma das modalidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, estando prevista de maneira genérica no inciso I do artigo 151 do CTN, possuindo regulação específica nos artigos 152 a 155 do mesmo Código.

Esse instituto pode ser conceituada como uma dilação (extensão) ou prorrogação do prazo para pagamento de tributo pelo ente competente para a sua instituição, devendo, sempre, obediência ao que dispõe a lei concessiva.

Essa hipótese de suspensão do crédito tributário é concedida principalmente em razão da verificação da dificuldade de pagamento do devedor tributário ou de uma momentânea impossibilidade de cumprir o que determina a legislação tributária. Mais à frente veremos alguns exemplos.

Assim, resta como correta a alternativa “a”, gabarito da questão.

44. (CESGRANRIO/Petrobras/Advogado/2015) No processo tributário, a denominada exceção de pré-executividade não é prevista, mas sua utilização tem sido admitida pelos pretórios pátrios. Na esteira da jurisprudência predominante, ela pode ser apresentada para alegar

(A) defesa qualquer, mesmo ocorrendo dilação probatória.

(B) defesas atinentes à imparcialidade do Juiz.

(C) situações quaisquer com intuito procrastinatório.

(D) temas de conhecimento ex-officio pelo magistrado.

(E) fundamentos que digam respeito ao mérito da relação deduzida em juízo.

É um instrumento de defesa de origem doutrinária utilizado por qualquer pessoa interessada, mas principalmente pelo executado, no processo de execução antes da penhora ou do depósito, ou a qualquer tempo e grau de jurisdição, onde podem ser suscitadas determinadas matérias que acarretam a carência da ação executiva e podem ser conhecidas inclusive de ofício pelo juiz.

Assim, resta como correta a alternativa ” d”, gabarito da questão.

—————————-

Por hoje é só, pessoal. Caso tenham observado algo que tenha passado batido na correção, peço que me enviem um e-mail que terei o maior prazer em ajudá-los.

Um grande abraço! E boa sorte.

[email protected]

www.facebook.com/aluisioalneto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.