Artigo

CNMP – Auditoria – Prova Comentada

Olá, Pessoal!

Seguem as 5 questões de auditoria da prova do CNMP – Contabilidade comentadas.

De maneira geral, a prova foi tranquila e cobrou a literalidade das principais normas que vimos no curso. Não vejo margem para recursos.

Para aqueles que ainda não viram, a 2ª edição do meu livro foi lançada pela Impetus e está com desconto:

http://www.impetus.com.br/catalogo/produto/326/auditoria-privada-e-governamental-

Abs,

Rodrigo Fontenelle

www.facebook.com/profrodrigofontenelle

(FCC/CNMP/2015) – O Auditor Interno da empresa CDA Distribuidora de Uvas do Brasil S/A pretende realizar auditoria interna no departamento de compras e vendas da empresa. A possibilidade de NÃO se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos, nos termos da NBC TI 01, estão relacionados:

(A) aos papeis de trabalhos elaborados inadequadamente.

(B) às avaliações inadequadas do sistema de controle interno e dos processos operacionais.

(C) aos achados de auditoria não suficientes para conclusão dos trabalhos.

(D) às evidências inadequadas e insuficientes para formar a opinião sobre a auditoria.

(E) aos riscos de auditoria.

Comentários:

Segundo a NBC TI 01, a análise dos riscos de auditoria interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos e está relacionada à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.

Dessa forma, questão literal da norma de auditoria interna.

(FCC/CNMP/2015) – A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, de acordo com a Constituição Federal, será exercida:

I. pelo Congresso Nacional, mediante controle externo.

II. pela Controladoria Geral da União, mediante auditorias internas.

III. pelo sistema de controle interno de cada Poder.

IV. pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, mediante controle externo.

V. pelo Tribunal de Contas da União, mediante auditorias externas.

Está correto o que se afirma APENAS em:

(A) II e V.

(B) I, II e V.

(C) III e IV.

(D) I e III.

(E) I, III e IV.

Comentários:

Segundo o artigo 70 da Constituição Federal de 1988, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Dessa forma, apenas os itens I e III estão corretos.

Resposta: D

(FCC/CNMP/2015) – Na realização dos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 2014 da Indústria de Calças e Camisas do Sul S/A, o auditor não conseguiu obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas concluiu que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados. Nestas condições, o auditor deve:

(A) considerar as demonstrações contábeis irregulares.

(B) expressar uma opinião, com ressalvas.

(C) expressar uma opinião sem ressalvas, apenas para os itens examinados.

(D) comunicar ao conselho fiscal da empresa e adotar novos procedimentos de auditoria.

(E) abster-se de expressar uma opinião.

Comentários:

Segundo a NBC TA 705, o auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:

(a)    ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou

(b)    ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

Dessa forma, mais uma questão literal.

Resposta: B

(FCC/CNMP/2015) – A empresa Plantio de Árvores do Norte S/A, contratou a firma de auditoria Aspectos & Consultoria, para examinar as demonstrações contábeis do exercício de 2014. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a:

(A) expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

(B) natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria realizados pelo auditor, alinhados com o objetivo da auditoria.

(C) obtenção, pelo auditor, de segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraudes ou erros de conhecimento ou não dos responsáveis pela governança.

(D) realização, pelo auditor, de exames nas áreas, atividades, produtos e processos, de forma a alcançar evidências adequadas e suficientes para elaboração do relatório de auditoria.

(E) elaboração dos programas de trabalho de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem.

Comentários:

Segundo o item 3 da NBC TA 200, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

Resposta: A

(FCC/CNMP/2015) – As conclusões dos trabalhos da perícia contábil que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, são fundamentadas, entre outros, pelos seguintes procedimentos especificados na NBC TP 01:

I. A circularização é a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não ligadas a entidade, seja por interesses comerciais, afetivos, etc.

II. O exame é a análise de livros, registros das transações e documentos.

III. A observação é o acompanhamento de processo ou procedimento, quando de sua execução.

IV. O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.

V. A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.

Está correto o que se afirma APENAS em:

(A) II, IV e V.

(B) I, IV e V.

(C) I, II e V.

(D) II, III e IV.

(E) I, II, IV e V.

Comentários:

Segundo a NBC TP 01, os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

O exame é a análise de livros, registros das transações e documentos.

O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.

A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.

Circularização e Observação são técnicas de auditoria e não estão previstas na norma de Perícia Contábil.

Resposta: A

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pelo comentário da Prova. Show de bola!!!!!!! =)
    Thiago Augusto da Silveira Carvalho Noleto em 03/03/15 às 22:36