Artigo

Chegar preparado na discursiva do APO-TI fez TODA a diferença pra mim. E pra voce?

Olá amigos e amigas!

Queria aproveitar esse momento para compartilhar uma experiência que fez toda a diferença para mim quando prestei o concurso do APO-TI em 2010.

Naquele concurso, existiam 28 vagas para a ampla concorrência, e, após a primeira etapa(prova objetiva), eu havia ficado em 54º lugar.

Minha prova discursiva, à época, era composta de 2 dissertações (sobre AFO e Economia) e 4 questões discursivas, sobre temas da atualidade (não haviam questões discursivas de TI).

Foi quando eu decidi adquirir um curso de discursivas para o concurso, ministrados pelos professores Sérgio Mendes e Heber Carvalho.

Praticar diversos temas de discursivas me fez entender melhor assuntos que eu sabia, digamos assim, “mais ou menos”, que é um nível que te faz acertar questões de múltipla escolha. Convenhamos, uma coisa é marcar “X” dentre cinco itens, outra coisa  é escrever com propriedade sobre determinado assunto.

Com esse “upgrade”, subi de 54º para 31º lugar. Posteriormente, com os títulos, consegui ficar em 25º, ou seja, no limite para tomar posse entre os 28 aprovados. Em particular, na discursiva de AFO, gabaritei a redação, o que me rendeu pontos preciosos.

Pra vocês, em 2015, haverá um Parecer sobre Planejamento e Orçamento Público, uma Questão sobre Políticas Públicas e Realidade Brasileira, e uma Dissertação de Tecnologia da Informação.

Seja qual for a sua especialidade de TI (Projetos, Sistemas ou Infra), Treine, Treine e Treine! Para estar confiante e escrever bem sobre um assunto, é preciso praticar antes. Falo isso com a experiência de quem viveu esse certame na pele, e ganhou posições preciosas no concurso na fase das discursivas. Uma preparação mais ou menos lhe rende um resultado mais ou menos, e mais ou menos não é o suficiente para tomar posse. Lembre-se disso!

Tenha uma excelente semana!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/discursivas-p-apo-mpog-ti-gerencia-de-projetos-e-governanca-de-ti-com-2-correcoes-por-aluno/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/discursivas-p-apo-mpog-tecnologia-da-informacao-com-2-correcoes-por-aluno/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/discursivas-p-apo-mpog-ti-gestao-de-infraestrutura-de-ti-com-2-correcoes-por-aluno/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, não achei essa prova da ESAF no site da banca (lá só tem as provas objetivas). Teria como disponibilizar as discursivas aqui? Obrigado.
    Alysson em 22/10/15 às 17:31