Artigo

Analista MP/RJ – prova de Português comentada.

Olá, pessoal, tudo bem?

Vamos bater um papo sobre a prova para Analista do MPE/RJ, que aconteceu no último domingo, dia 01.
A FGV trouxe uma prova bem característica da banca, com questões de interpretação (não muitas) e abordando temas como sinonímia, regência, crase, concordância, uso das classes gramaticais, orações e, é claro, uma questão que exigia do aluno saber a diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal!!
Como foram 30 questões, selecionei algumas para comentar aqui com vocês, aquelas que podem gerar mais dúvidas!!

Tomando como base, a prova para a Área Administrativa, tipo 1, branca, temos o seguinte:

Texto 1
Problemas Sociais Urbanos
Brasil escola

Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes
Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.
A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população que possui terrenos, mas que não possui condições de construir neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo, mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a dengue.

PENA, Rodolfo F. Alves. “Problemas socioambientais urbanos”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm. Acesso em 14 de abril de 2016.

01. A estruturação do texto 1 é feita do seguinte modo:
(A) uma introdução definidora dos problemas sociais urbanos e um desenvolvimento com destaque de alguns problemas;
(B) uma abordagem direta dos problemas com seleção e explicação de um deles, visto como o mais importante;
(C) uma apresentação de caráter histórico seguida da explicitação de alguns problemas ligados às grandes cidades;
(D) uma referência imediata a um dos problemas sociais urbanos, sua explicitação, seguida da citação de um segundo problema;
(E) um destaque de um dos problemas urbanos, seguido de sua explicação histórica, motivo de crítica às atuais autoridades.

Comentário: logo no início do texto, o autor é direto em dizer que vai falar de UM DOS problemas sociais que, para ele, merece destaque, ou seja, é o mais importante. Vejam: “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana” (l. 1 e 2)
GABARITO: B

02. Pela leitura do primeiro período do texto 1, a segregação urbana tem como principal causa:
(A) a concentração de renda;
(B) a falta de planejamento público;
(C) a ausência de políticas urbanas;
(D) o crescimento desordenado das cidades;
(E) a falta de espaço nas grandes cidades.

Comentário: vamos reler o primeiro período:
“Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.
O autor coloca a concentração de renda como primeiro causador da segregação urbana, pois vem primeiro na ordem, a falta de planejamento vem depois. Pela leitura global, confirma-se que o motivo de afastamento das pessoas dos grandes centros é pelo valor dos imóveis que ali estão, então, pela concentração de renda.
GABARITO: A

03. “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.
Pode ser inferido desse segmento do texto 1 que:
(A) não há concentração de renda em todas as cidades;
(B) os problemas sociais urbanos resumem-se à segregação;
(C) o planejamento público se destina a impedir o crescimento das cidades;
(D) as políticas de controle impediriam a concentração de renda;
(E) os problemas sociais urbanos são vários e passíveis de controle.

Comentário: a partir das informações dadas no trecho e no texto 1 como um todo, as razões para a segregação urbana já foram identificadas. Sendo assim, passíveis de controle.
GABARITO: E

04. “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.
Os dois elementos ligados pela conjunção E são fatores bastante diferentes; o pensamento abaixo em que os termos ligados por essa conjunção podem ser considerados sinônimos é:
(A) “A Academia Francesa é como a Universidade: uma e outra eram necessárias num tempo de ignorância e de mau gosto; hoje são ridículas” (Voltaire);
(B) “A agulha é pequena e delgada; no entanto sustenta uma família toda” (Steinberg);
(C) “O amor e a amizade excluem-se mutuamente” (La Bruyère);
(D) “A amizade de alguns homens é mais funesta e danosa do que o seu ódio ou aversão” (Marquês de Maricá);
(E) “Todo bajulador tem de ser forçosamente um malévolo e um ingrato” (Nestor Vítor).

Comentário: nem sempre a conjunção “e” cumpre a função de ligar termos sinônimos, mas na alternativa D isso acontece: funesta e danosa possuem o mesmo significado, aquela que causa dano.
GABARITO: D

05. “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.
Nesse primeiro período do texto 1, o termo que se liga sintaticamente a um termo anterior, de forma diferente dos demais, é:
(A) concentração de renda;
(B) espaço das cidades;
(C) falta de planejamento;
(D) promoção de políticas;
(E) crescimento das cidades.

Comentário: questão típica da FGV! Quer saber se o candidato sabe diferenciar um adjunto adnominal de um complemento nominal. Sabendo que o complemento nominal está ligado sempre a um substantivo abstrato, nunca a um substantivo concreto, você “mata” a questão! Veja que apenas em “espaço das cidades” (alt. B) temos substantivo concreto (espaço), então, “das cidades” é um adjunto adnominal, enquanto nos demais casos os substantivos são abstratos, sendo “de renda”, “de planejamento”, “de políticas” e “das cidades” (alt. E) complementos nominais.
Relembre:

CN_AA

GABARITO: B

07. No texto 1, há quatro ocorrências do acento grave indicativo da crase: “vise à promoção de políticas de controle” (1), “tornando-os inacessíveis à grande massa populacional” (2), “Além disso, à medida que as cidades crescem”(3) e “que às vezes não contam com saneamento básico”(4).

Os casos de crase que correspondem à união de preposição + artigo definido são:

(A) 1 e 2;

(B) 1 e 4;

(C) 2 e 3;

(D) 3 e 4;

(E) todos eles.

Comentário: a banca quer que o candidato analise os casos de uso da crase a partir da regra geral (preposição + artigo definido), o que ocorre em:

1 – “vise à promoção de políticas de controle”

Verbo “visar” (no sentido de desejar) rege o uso da preposição “a” que se use ao artigo feminino “a” de “a promoção”.

2 – “tornando-os inacessíveis à grande massa populacional”

O nome “inacessíveis” exige o uso da preposição “a” formando a crase aglutinando-se ao artigo feminino “a”, que acompanha “grande massa”.

Já nos dois outros casos, a crase está justificada por fazer parte de uma locução feminina (“às vezes” e “à medida que”).

GABARITO: A

10. Os verbos de estado indicam: estado permanente, estado transitório, mudança de estado, aparência de estado e continuidade de estado. A frase do texto 1 que mostra um verbo de estado com valor de mudança de estado é:

(A) “áreas que antes eram baratas e de fácil acesso”;

(B) “tornam-se mais caras”;

(C) “habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários”;

(D) “Além disso, à medida que as cidades crescem”;

(E) “a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes”.

Comentário: questão bem interessante que aborda os verbos de ligação. O enunciado trouxe um breve resumo sobre o assunto. O candidato precisa analisar cada caso para encontrar o verbo que marca mudança de estado. Vejamos:

(A) “áreas que antes eram baratas e de fácil acesso”;

Verbo “ser” indicando estado permanente no passado. CUIDADO! Não indica mudança de estado, ainda que as áreas citadas no texto tenham ficado mais caras com o passar dos anos.

(B) “tornam-se mais caras”;

Olha o pulo do gato! O verbo “tornar-se” é do tipo que marca mudança de estado. Esse foi o processo pelo qual passaram as áreas citadas no texto: tornaram-se mais caras. Eis o nosso gabarito!

Nas alternativas C, D e E encontramos verbos que NÃO são de ligação, portanto, não expressam estado.

GABARITO: B

12. “Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários”.

A afirmativa inadequada sobre os componentes sublinhados nesse segmento do texto 1 é:

(A) o termo “Essas pessoas” se refere obrigatoriamente a um termo citado anteriormente;

(B) a preposição com poderia ser adequadamente substituída por em relação a, com as adaptações necessárias;

(C) a locução uma vez que tem valor semântico equivalente a visto que;

(D) a forma verbal sofrem deveria ser substituída pela forma correta sofre;

(E) as formas baixos salários ou salários baixos mostram o mesmo sentido.

Comentário: a questão aborda remissão textual e concordância. Vejamos:

(A) o termo “Essas pessoas” se refere obrigatoriamente a um termo citado anteriormente;

CORRETA. O pronome “essa” é anafórico, ou seja, faz referência a um termo já citado.

(B) a preposição com poderia ser adequadamente substituída por em relação a, com as adaptações necessárias;

CORRETA. Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência em relação aos centros comerciais e aos locais onde trabalham.

(C) a locução uma vez que tem valor semântico equivalente a visto que;

CORRETA. Valor de semântico de CAUSA.

(D) a forma verbal sofrem deveria ser substituída pela forma correta sofre;

OPA!! Cuidado com a concordância. O candidato pode ser tentado a julgar a substituição proposta como correta, pensando em fazer a concordância do verbo “sofrer” no singular com o termo “a esmagadora maioria”. Aí está o erro. Essa concordância não é possível já que temos relativo “que” retomando “habitantes”. A única possibilidade para o verbo “sofrer” é ficar no plural! Eis o gabarito!!

(E) as formas baixos salários ou salários baixos mostram o mesmo sentido.

CORRETA. Não há alteração de sentido na troca de posição entre substantivo e artigo neste enunciado.

GABARITO: D

14. O segmento abaixo em que NÃO é possível trocar de posição os elementos textuais sublinhados é:

(A) “Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vez es não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência”;

(B) “às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência”;

(C) “Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham”;

(D) “Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras”;

(E) “merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.

Comentário: tenho certeza de que alguns candidatos ficaram um bom tempo pensando nesta questão, pois parece que a troca de posição entre os termos é possível em todos os casos, mas, na verdade, não é! Atenção para a alternativa A:

“Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência”;

Não é possível a troca de posição entre os termos já que o sintagma “zonas segregadas” foi retomado pelo pronome relativo “que” e sobre esses locais foi acrescentado em seguida que “não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência”. Se a troca dos termos sublinhados acontecer, a remissão ficará perdida.

GABARITO: A

Meus queridos, alguma questão sobre a qual ainda restam dúvidas e que eu não tenha comentado aqui? Se sim, deixem nos comentários ou mandem um e-mail para mim! Terei prazer em responder a todos!

Só tenho a desejar sucesso para todos!!

Abraço,

Rafaela Freitas.

E-mail para contato: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/prof.rafaelafreitas

Periscope: @Rafaela190619

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professora, boa tarde, Muito bom os comentários! poderia comentar o exercício 19 do segundo texto da prova? Por que não poderia ser a letra E e porque é a letra D? "Me irritou" no início da frase não estaria errado? 19 “A violência está o cúmulo do absurdo. É geral, não é? É geral, não tem, não está distinguindo raça, cor, dinheiro, com dinheiro, sem dinheiro, tá de pessoa para pessoa, não interessa se eu te conheço ou se eu não te conheço. Me irritou na rua eu te dou um tiro”. A fala da moradora da Rocinha mostra certas características distintas da variedade padrão de linguagem; a única característica que NÃO está comprovada pelo exemplo dado é: (A) segmentos desconexos: “não tem”; (B) formas reduzidas: “tá de pessoa para pessoa”; (C) explicações desnecessárias: “com dinheiro, sem dinheiro”; (D) mistura de tratamento: “se eu te conheço ou se eu não te conheço”; (E) erros gramaticais: “me irritou na rua”. Poderia comentar a questão 22 também? Segue a questão 22, cujo gabarito é B e , gabarito A. 22“A comunicação entre as redes internacionais ligadas ao crime organizado são realizadas para negociar armas e drogas”. A oração reduzida sublinhada teria como forma nominalizada equivalente: (A) para que se negociem armas e drogas; (B) para a negociação de armas e drogas; (C) para que sejam negociadas armas e drogas; (D) para que se negociassem armas e drogas; (E) para o negócio de armas e drogas ser realizado.
    CAROLINA em 06/05/16 às 14:16
  • Desejo sucesso no recurso!! Abraço!
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 19:28
  • Ok. Conformei-me com a resposta da 8 e consegui visualizar a ambiguidade da 15, mas vou manter o recurso em relação à 13 haha. O grande problema dela pra mim é que o enunciado delimita a interpretação apenas ao trecho extraído ("Segundo esse segmento do texto 1"), ao contrário da questão 8, por exemplo, que pede pra considerar o texto inteiro. Com um escopo tão reduzido eu continuo achando que a alternativa mais plausível é a B... Mas obrigado pela célere resposta!
    Vitor em 05/05/16 às 19:23
  • Já comentei!! Coloca lá nos comentários a sua dúvida! Abraço!
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 19:10
  • Oi, Vitor, vamos lá: Questão 8: o que faz a alternativa C ser o gabarito e não a B é pelo fato do enunciado ter explicitado que devemos levar em consideração todo o texto 1, embora tenha sido reproduzido na questão apenas um pequeno trecho. pela leitura global, entendemos que, quando os mais pobres saem dos centros urbanos, são direcionados obrigatoriamente para locais com pouco ou nenhuma estrutura, ou seja, mais humildes. É... interpretação da FGV tem dessas coisas... Questão 13. Vamos tentar entender o raciocínio da FGV: por serem de baixa renda, pior do que a distância, que é também um problema, as pessoas sofrem por terem que gastar dinheiro com transporte. Fico com a A!! Rs! Questão 15. Essa realmente está estranha. Só não acho que vale tentar recurso, pelo seguinte: o problema está na parte "para uma venda posterior". FAVORECIMENTO - mais caros para serem vendidos posteriormente por um preço melhor (o que faria sentido). DESFAVORECIMENTO - mais caros para serem vendidos, ninguém comprará lotes tão caros (não faria sentido no texto). É... tem que dar uma "forçada" para entender... Vamos conversando!! Abraço. Rafaela.
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 19:09
  • Boa noite. Pode comentar as questões de técnico tb? Achei estranha a questa 27 de português,prova amarela. Obg
    Amanda em 05/05/16 às 18:32
  • Professora, poderia por favor comentar as questões 8, 13 e 15? Desse mesmo tipo de prova (03 - branca). Na questão 8 o gabarito preliminar apontou como resposta certa a assertiva C, mas não consigo deixar de achar que a mais adequada seria a letra B, já que a C apresenta uma consequência para o problema social do alto custo imobiliário, não uma causa, como pede a questão (e melhor expressa a assertiva B). Na nº 13, se for levar em consideração o segmento do texto extraído (como pede o enunciado), creio que a melhor resposta seria a assertiva B, já que, conforme se extrai do trecho, "Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham" (logo, uma vez que a distância é longa, demoram mais tempo para chegar ao trabalho, como aponta a assertiva B). Em nenhum momento o trecho associa o sofrimento dos moradores ao gasto com transporte (como está na letra A, considerada resposta correta pelo gabarito preliminar). Apenas cita que a maioria deles são trabalhadores de baixa renda. Por fim, na 15 não consigo vislumbrar onde possa haver ambiguidade no trecho retirado. Também tinha minhas dúvidas se a melhor resposta para a nº 1 não era a letra D, mas acho que me convenci com a explicação :/
    Vitor em 05/05/16 às 18:29