Artigo

Os Segredos das Pessoas Altamente Produtivas

Os Segredos das Pessoas Altamente Produtivas

Estudar para concursos não é uma tarefa fácil! Há um grande volume de matérias, exercícios, revisões e com tudo isso para fazer parece que não sobra tempo para mais nada. Você deve se perguntar: Como fazer para ser mais produtivo? Como cumprir o meu planejamento de estudos? Como conciliar o meu trabalho com os estudos?

produtividade

Uma pesquisa sobre produtividade feita pelo jornalista Kevin Kruse com mais de 200 pessoas incluindo empreendedores de sucesso, atletas e os melhores estudantes resultou em uma lista com as principais respostas dadas pelos seus interlocutores. Eu escolhi cinco delas para falar hoje a vocês:

Foque em minutos, não em horas

Pessoas medianas trabalham com blocos de horas em suas agendas. Pessoas produtivas sabem que há 1.440 minutos a cada dia e não há nada mais valioso do que o tempo. Pode-se perder dinheiro e ganhá-lo novamente, mas tempo perdido nunca poderá ser recuperado. Como disse o lendário ginasta olímpico Shannon Miller: “Até hoje, eu mantenho um cronograma que é quase minuto a minuto”. Você deve dominar os minutos para dominar a sua vida.

Foque em apenas UMA coisa

Pessoas produtivas conhecem a sua Tarefa Mais Importante (TMI) e trabalham nela por uma ou duas horas a cada manhã, sem interrupções. Que tarefa terá o maior impacto para alcançar o seu objetivo? Que realização o fará passar em no concurso desejado?

Não use listas de tarefas

Jogue fora a sua lista de tarefas. Em vez disso, marque tudo em sua agenda. Acontece que apenas 41% dos itens dessas listas são realmente feitos. E todos os itens não feitos levam a estresse e insônia por causa do efeito Zeigarnik (tendência de se lembrar mais facilmente das tarefas não completas do que das tarefas completadas). Pessoas altamente produtivas colocam tudo na agenda e então trabalham e vivem de acordo com ela.

Combata a procrastinação pensando no futuro

Você no futuro não é confiável. Isso porque somos “inconsistentes no tempo”. Compramos vegetais hoje porque pensamos que iremos comer salada durante toda a semana; então jogamos fora a verdura estragada no futuro. Compramos equipamentos de ginástica porque pensamos que iremos fazer exercícios físicos vigorosos, mas a caixa continua fechada um ano depois. O que você pode fazer agora para garantir que você no futuro faça a coisa certa? Antecipe como você irá se sabotar no futuro e proponha uma solução para vencer o seu “eu” futuro.

Esteja em casa para o jantar

“Sempre há algo a mais a ser feito, mais do que deveria ser feito, sempre mais do que pode ser feito”, disse Andy Grove, ex-presidente da Intel. Pessoas de sucesso sabem o que valorizam na vida. Não há uma resposta certa, mas para muitos, os valores incluem: tempo com a família, exercícios, trabalho voluntário. Elas alocam conscientemente seus 1.440 minutos do dia para cada área que valorizam (isto é, colocam na sua agenda) e cumprem o calendário.

Pensem bem sobre essas atitudes e tentem colocá-las em prática no seu dia-a-dia como concurseiros, elas podem fazer uma grande diferença na sua produtividade e nos seus estudos.

Em breve escreverei mais sobre esse assunto.

Abraço!

Flávia Soares

[email protected]

https://www.facebook.com/coachflaviasoares/

PS.: Se você quer conhecer mais detalhes a respeito dos projetos do programa de Coaching do Estratégia, mande um e-mail para [email protected] com seu número de telefone e diga que você leu o artigo “Os Segredos das Pessoas Altamente Produtivas” que a Coordenação tem um convite especial pra te fazer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • […] artigo é a continuação do que escrevi anteriormente em Os Segredos das Pessoas Altamente Produtivas. Listo abaixo as demais respostas elencadas pelo Kevin Kruse em sua pesquisa sobre produtividade […]
    Os Segredos das Pessoas Altamente Produtivas 2 em 12/05/16 às 09:53
  • Obrigada Hober!
    Flávia Soares em 12/05/16 às 09:23
  • Obrigada Thiago!
    Flávia Soares em 12/05/16 às 09:23
  • Show de bola o texto!
    Hober em 04/05/16 às 16:22
  • Prof. Excelente artigo!!! O único problema é que tenho dificuldade em agendar as coisas e cumprir ou acompanhar... As vezes, faço uma lista de tarefas no dia e sinto-me feliz quando consigo resolver tudo. Abç!
    Flávio em 04/05/16 às 10:45
  • Bom D++++. Tenho pesquisado bastante sobre o tema para aplica-lo em minha rotina de estudos. Estou aguardando o próximo artigo. Vou compartilhar.
    Thiago em 04/05/16 às 09:41
  • Muito bom! Agora é colocar em execução!
    Thiago em 03/05/16 às 22:33
  • Excelente! Muito obrigado :)
    TIAGO NEGAO em 03/05/16 às 21:04