Artigo

Raciocínio Lógico para concurso: como estudar? Materiais gratuitos!

Raciocínio Lógico para concurso – como estudar?

Você sabe como estudar raciocínio lógico para concurso de forma bastante eficiente? Neste artigo eu quero te apresentar o método que tenho utilizado para que mesmo os meus alunos com mais DIFICULDADE consigam enfrentar esta disciplina.

Hoje vamos tratar da sua preparação! Os melhores e mais disputados concursos públicos do país exigem cada vez mais dos candidatos e, portanto, a preparação precisa ser profissional.

Não há vagas para amadores!

Cada detalhe na preparação é importante e não pode ser negligenciado. A preparação precisa ser encarada como um grande projeto, que precisa de planejamento, execução e controle adequados, ou seja, é preciso saber COMO estudar.

Os maiores vencedores no mundo dos concursos, aqueles candidatos que passam em vários dos melhores concursos do país, utilizam segredos e técnicas que estão à disposição de todos, mas que, infelizmente, são postos de lado por grande parte dos estudantes, que preferem o caminho mais fácil de começar de qualquer jeito, o que leva a repetidos resultados indesejados.

Se você quer passar para o lado dos vencedores, precisa se espelhar no que eles fazem. Entre os vários segredos que os gigantes dos concursos escondem está a forma adequada de estudar e revisar.

Um estudo sério para concursos exige um planejamento adequado do momento certo para fazer revisões, que precisam ser feitas em momentos adequados, de forma periódica, seja por meio de resumos, seja por meio da resolução de uma quantidade enorme de questões. Se resolver questões em grande quantidade é fundamental no estudo de qualquer matéria para concursos, quando falamos de Raciocínio Lógico e Matemática, essa necessidade aumenta fortemente.

No entanto, a ansiedade por ir direto às questões sem a assimilação completa dos fundamentos teóricos, em outras palavras, a ida com muita sede ao pote, pode levar muitos concurseiros desprevenidos ao fracasso, ao desânimo. É isso que devemos evitar. O que fazer então? Qual o grande segredo?

Aprenda uma coisa, amigo: não existem atalhos! Como diz o grande coach Paulo Vieira: se atalho fosse bom, não era atalho, era caminho. E o que queremos é te ensinar o caminho da aprovação. Um caminho sólido, firme, que, claro, exige mais, mas que aumenta de forma significativa suas chances de passar no concurso dos seus sonhos.

Assim, não se engane: você não pode negligenciar, deixar de lado, passar por cima de forma rápida e superficial sobre o estudo teórico!

Cada palavra colocada nas minhas aulas foi calculada para que os assuntos façam sentido e você compreenda não apenas os conceitos, mas o contexto em que devem ser aplicados. Ora, se eu, Guilherme Neves, gasto horas planejando e preparando o material teórico, por que alguém acharia que uma leitura dinâmica, desatenta, seria suficiente para assimilação de conceitos tão importantes nas mais diversas disciplinas?

Assim, em matérias de Exatas, como o Raciocínio Lógico e a Matemática, constitui um grande erro pular para o rol de questões quando a teoria não está ainda completamente compreendida.

Não estou falando para que se adie de forma indefinida o momento de resolver questões. Não se trata disso. Ao final da primeira leitura, claro que você pode se aventurar na resolução de algumas questões, até para ajudar na sedimentação do conhecimento.

O que quero dizer é que a hora de resolver a maior parte das questões, principalmente as que servirão para realizar as já mencionadas e importantes revisões periódicas, é apenas quando o conhecimento teórico está completamente compreendido, caso contrário haverá uma grande e injustificada frustração ao se deparar com os mais diversos tipos de problemas possíveis numa prova de Raciocínio Lógico.

Assim, não se preocupe se houver necessidade de uma segunda ou terceira leitura até que todos os pontos de um determinado tópico estejam claros. Isso, muitas vezes, é necessário. Com Raciocínio Lógico não seria diferente.

Essa segunda ou terceira leitura deve ser ativa, com a utilização de caneta marca-texto, de processos mnemônicos, elaboração de fichas-resumo. Isso tudo exige mais dedicação e tempo, eu sei, mas perceba que esse árduo trabalho inicial vai lhe economizar um tempo enorme no futuro, pois suas revisões periódicas futuras serão feitas de maneira muito mais rápida.

Exemplo: não é muito mais fácil ter aprendido e memorizado (utilizando a técnica que achar mais adequada) as equivalências lógicas mais pedidas em prova do que precisar sempre começar do zero quando se deparar com uma questão que parece tratar, aparentemente, de um assunto não identificado?

Com o tempo, você irá perceber que as questões de Raciocínio Lógico em concursos sempre deixam pistas (palavras-chave), que nos induzem a qual técnica ou conceito devemos recorrer. Mas isso exige, como falado, uma sedimentação teórica anterior, caso contrário, as pistas nada significarão.

Assim, reforço: não pule etapas! Se preciso, reduza um pouco o ritmo, esclareça todas as suas dúvidas conosco e então, após a sedimentação teórica, inicie a etapa mais pesada das questões.

Os maiores aprovados em concursos passaram por todo esse processo mais trabalhoso antes de entrar em velocidade de cruzeiro e começarem a passar em vários concursos ao mesmo tempo.

Acredite nisso! Se utilizar o método correto, sua hora também vai chegar e você passará para o lado dos aprovados.

Aqui no Estratégia Concursos disponibilizamos uma infinidade de conteúdos gratuitos para ajudar na sua árdua caminhada rumo à aprovação. São vários arquivos, artigos e também vídeos no nosso canal do Youtube já disponíveis para você.

Você também tem acesso a resolução de questões e dicas diárias  gratuitas  no meu Instagram: @profguilhermeneves.

Grande abraço,

Guilherme Neves

[email protected]

PS: Se você está começando a estudar para concursos públicos e ainda está um pouco perdido, recomendo fortemente a leitura do artigo a seguir, elaborado pelo nosso Coach Luís Eduardo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sou concurseiro
    Silvio Santos Nascimento em 06/06/20 às 20:14
  • Tem o material gratuito da aula
    Gilmar Costa em 20/03/20 às 07:43
  • serio não sei pra que esse negocio de raciocinio lógico em concursos..só pra complicar a vida do povo.. matemática já bastava né. quem inventou isso gosta de complicar..rsrsrrs
    enne cordeiro em 20/02/20 às 18:33
  • Não entendi, como calcular.
    José Carlos em 23/01/20 às 07:51
  • Qual é a lógica do preço do combustível aumentar,sendo que o Brasil é auto sulficiente nessa área?
    Ezenildo em 20/11/19 às 20:04
  • Muito bom! Aprendi muito!
    Luciana em 25/09/19 às 17:41
  • A atuação do Estratégia concursos tem se mostrado bastante eficiente e eficaz quando pensamos em aprovação em concursos públicos e, pelo fato de poderem fazer uma distribuição de alguns dos seus materiais de forma gratuita e acessível, mostram o quanto que se preocupam também com o social. Particularmente falo por mim que, comecei meus estudos com poucas condições financeiras em 2007 e, só em 2013 que consegui passar efetivamente no meu primeiro concurso público, dessa forma complemento "todos estão de parabéns..."
    Flavio Joaquim da Silva em 25/09/19 às 12:52
  • Perfeito que encontrei essa aula.
    maria clara oliveira leite em 30/08/19 às 18:36
  • Aula top!!!! Que felicidade, com vocês vou garantir minha vaga!
    Shirley em 25/08/19 às 21:47
  • muito boa as aulas do estratégia concursos
    gabriel em 15/08/19 às 15:35
  • Adoro as aulas do estratégia concurso
    gabriel em 15/08/19 às 15:34
  • Valeu Bruno, perfeito!! Obrigado.
    Pedro Pussoli em 06/08/19 às 15:08
  • Olá amei muito a aula. obrigada! me chamo Meire, agora ficou muito mais fácil aprender raciocínio lógico ........
    Meire Santos em 04/07/19 às 18:25
  • Oi ,me chamo Ana Clara,quero fazer a prova da PRF em 2020,me indica aulas boas??
    Ana Clara de Sousa Mendes em 11/06/19 às 23:08
  • Estou aqui 2019, na espera de uma sorte para concurso PM-PA.
    Ideokatia Noronha em 04/06/19 às 11:05
  • boa tarde, adoro as aulas tenho visto aulas do Professor Décio terror adoro,mas preciso aprender sobre raciocínio lógico estou inscrita em alguns concursos para área da Saúde (Enfermagem) e cai muito raciocínio e português, uma das Bancas em que me inscrevi é a Banca Vunesp. Muito Obrigado pelas aulas.
    Silvana CVristina dos Santos em 15/03/19 às 15:27
  • Muito bacana as orientações e sempre ouvi isso de um professor aqui em Pernambuco , Ednaldo Ernesto , que fortalecia de maneira sensacional a teoria e quando íamos p resoluções de questões , c teoria consolidada , o desempenho se potencializava . Obrigado , professor Guilherme .
    eduardo agostinho em 12/03/19 às 12:27
  • Adorei demais a aula. Obrigada. Sou médica e não entendia nada. Agora está ficando bem mais fácil e prático.
    Miriam em 26/12/18 às 20:01
  • o i sou do PARÁ,VOU FAZER CONCURSO DO CETAP,ME INDICA EXERCICIOS PARA ESTE CONCURSO,DESDE JA AGRADEÇ0.ME CHAMO REGIANE.
    REGIANE AMORIM em 02/12/18 às 11:26
  • Estou em Cuiabá MT vou fazer o concurso da prefeitura de Cuiabá agora em dezembro
    Sirley em 28/11/18 às 09:57
  • Amanhã irei fazer uma prova de conhecimentos gerais e raciocínio lógico para carreira militar.. .agradeço pela ajuda Guilherme Neves.
    Evandro em 08/11/18 às 09:52
  • vou fazer prova de raciocinio matematico para concurso da prefeitura ...moro em Piquete Estado de São Paulo
    Sebastião Francisco de Paula em 05/11/18 às 15:36
  • Quero estudar racionio logico.e aprender pro vestubular e concurso
    Maria Benedito Da silva em 19/10/18 às 15:39
  • Oi, Cláudio! Obrigado pelo elogio e pela confiança. Em breve será lançado o curso para ATRFB. Abs, Guilherme Neves
    Guilherme Neves em 23/09/18 às 10:54
  • Ainda bem que o Estratégia comprou seu passe...
    Tom em 23/09/18 às 09:21
  • Estou esperando seu curso para ATRFB sair. Deve ser com a mesma qualidade (ou melhor).
    Tom em 22/09/18 às 22:42
  • Não foi a toa que o Estratégia comprou seu passe... nós, estudantes, só temos a ganhar. Meu objetivo é ATRFB.
    Tom em 22/09/18 às 22:38
  • Sempre estive a procura de algum jeitinho para aprender raciocínio lógico. Nos tempos de decorar a tabuada, nela sou craque, mas me batia muito na matemática. Hoje, desde que, venho tentando concursos, desejando a AFRF, não consigo, de dez questões, chegar ao ponto final de, mais ou menos, sete destas questões de RL. Então, estou atrás deste tipo de aprendizado, pois, sei que o concurso da Receita Federal está por vir. Grato pela atenção.
    André Luis Carnevalli em 20/09/18 às 15:09
  • Quero aprender de forma mais fácil
    Luciene em 19/09/18 às 02:04