Artigo

Uma análise completa das provas de Inglês – Concurso Banco do Brasil

Uma Análise Completa das Provas de Inglês – Banco do Brasil

Olá pessoal, tudo bem?

 

Vou compartilhar com vocês um resumo da análise que tenho feito das provas de Língua Inglesa para o concurso do Banco do Brasil. Esse estudo meticuloso já acontece naturalmente cada vez que preparo uma aula. Procuro refletir no conteúdo dos meus cursos toda minha experiência que tenho adquirido com resolução de provas da CESGRANRIO nos últimos 6 anos. E é com muita propriedade que trago para vocês todas as informações que seguem, pois conheço muito bem a “personalidade” da CESGRANRIO. Tenho ministrado muitos cursos CESGRANRIO aqui no Estratégia, como por exemplo: ANP, Banco do Brasil, EPE, IBGE, Petrobrás, e outros. Mas nesse artigo trago um raio X das provas de Inglês que a Banca tem elaborado especificamente para os Bancos. Conheço também o outro lado, que é o perfil dos candidatos, conheço suas ansiedades, dúvidas, erros e acertos. Meu intuito é que façam uma auto-análise e reconheçam a necessidade de preparar-se com antecedência não apenas nas outras disciplinas, mas também na Língua Inglesa.

 

O que esperar da Banca CESGRANRIO na prova de Inglês para o Banco do Brasil? A grande maioria das questões é pura interpretação de texto, o que exige do candidato uma boa bagagem de vocabulário voltado para a área financeira. Os assuntos que tem sido abordados são: ambiente de trabalho, cartões de crédito, empresas e empreendimentos, liderança, sistema financeiro, produtividade, processamento de dados e IMF. Os textos são longos, o que exige muito treino e conhecer os macetes para ganhar tempo na resolução das questões. No entanto, obviamente em toda prova surgem palavras novas, desconhecidas para o candidato, tendo em vista que o vocabulário de um idioma é algo bem abrangente e a banca as escolhe de propósito.

                                                                                          

                                                                                                   

Como são formuladas as questões para o Banco do Brasil? Além da última prova do BB, analisei também provas do BNDES e BACEN que foram elaboradas pela CESGRANRIO. No total foram 60 questões que usei para fazer esse resumo analítico nesse artigo especial para vocês. A CESGRANRIO é bem organizada na distribuição dos assuntos nas questões. Das 60 questões, 30 delas, ou seja 50% são de interpretação de texto. Sendo que dessas 30, na metade delas (15 questões) são citados os parágrafos ou linhas em que você vai encontrar a resposta, o que é algo positivo, pois você não perde tempo passeando no texto todo. A maior parte delas vem com opções que são frases completas. Uma quarta parte de todas as questões (15 delas) pede o significado de palavras ou a ideia que elas expressam (sinônimos e antônimos). Geralmente essas questões trazem as opções com apenas 1 ou duas palavras, e é nesse tipo de questão que você pode até resolver sem ir ao texto, no curso eu explico como. Do total das questões, foram 4 de Verbos Frasais, 4 de Expressões Idiomáticas e 4 de verbos auxiliares ou modais. As outras 3 questões abordaram pronomes.Procure ler assuntos atuais, aqueles que estão em manchete. Se não conseguir ainda ler em Inglês vá lendo em Português mesmo, pois os cognatos verdadeiros vão te ajudar a entender o texto. Cognatos? O que é isso? Veja a minha aula demonstrativa e você entenderá. Clique aqui.

 

Mas e se você é “zerado” em inglês? (como vocês mesmo dizem) o que fazer se a úncia coisa que você sabe em Inglês é I love you? Bem, esse é o momento de começar a estudar, nesse caso a minha sugestão é que você adquira inicialmente o curso regular de Inglês clicando aqui. Por que? O curso regular traz questões de bancas diversas acompanhadas com muitos vídeos, questões que não tem um nível tão elevado como aquelas do Banco do Brasil e que vão te ajudar a assimilar vocabulário sem sofrimento. Não se atravessa um abismo com um pulo, certo? O curso regular de Inglês é a ponte que vai te levar ao curso do Banco do Brasil. Depois de estudar a teoria e treinar bastante com questões diversas, você estará preparado para começar a estudar o curso específico para o Banco do Brasil. Um boa dica para iniciantes é fazer um glossário pessoal. Essa dica tem ajudado minha gente.

 

E se você já tem conhecimento de inglês a nível intermediário? Recomendo que adquira o curso específico para o Banco do Brasil. Mas se o teu conhecimento é avançado? Então nesse caso você deve adquirir o mesmo curso, mas não precisa estudar a teoria da aula, basta treinar as questões para conhecer o vocabulário específico e as pegadinhas da Banca. O treinamento com questões e traduções de texto também vai te ajudar a discernir o significado daquelas palavras que não são familiares para você. Não tenha receio de adquirir o curso agora. O importante é você começar estudar com antecedência. Para acessar o curso de Inglês para o Banco do Brasil e meus outros cursos, clique aqui. Para acessar o pacote com as outras disciplinas clique aqui.

 

                                                                                             aprovado no concurso

Segue abaixo uma questão comentada da última prova do Banco do Brasil que foi elaborada pela CESGRANRIO.

 

(BB-CESGRANRIO-2015)

According to the text, a definition for the expression “the efficient allocation of economic resources” (lines 6-7) is:

(A) provision of the most desirable consumer goods and services in limited amounts.

(B) provision of the most desirable consumer goods and services in unlimited amounts.

(C) production of economic resources in unlimited ways.

(D) production of economic resources in sufficient amounts.

(E) provision of the most desirable consumer goods and services in the most desirable amounts.

 

Therefore, the greatest benefit of an economy is to provide the most desirable consumer goods and services in the most desirable amounts – what is known as the efficient allocation of economic resources.

 

Comentário:

According to the text, a definition for the expression “the efficient allocation of economic resources” (lines 6-7) is:

De acordo com o texto, uma definição para a expressão "a alocação eficiente de recursos económicos" (linhas 6-7) é:

 

(A) provision of the most desirable consumer goods and services in limited amounts.

(A) fornecimento dos bens de consumo e serviços mais desejados em quantidades limitadas.

 

Não se trata de quantidades limitadas, mas sim de quantidades mais desejáveis (desirable). Opção errada.

 

(B) provision of the most desirable consumer goods and services in unlimited amounts.

(B) fornecimento dos bens de consumo e serviços mais desejados em quantidades ilimitadas.

 

Não se trata de quantidades ilimitadas, mas sim de quantidades mais desejáveis (desirable). Opção errada.

 

(C) production of economic resources in unlimited ways.

(C) a produção de recursos econômicos de formas ilimitadas.

 

Não se trata de produção de formas ilimitadas, mas sim de produções mais desejáveis (desirable). Opção errada.

 

(D) production of economic resources in sufficient amounts.

(D) a produção de recursos económicos em quantidades suficientes.

 

Não se trata de produção de recursos em quantidades suficientes, mas sim de quantidades desejáveis (desirable). Opção errada.

 

(E) provision of the most desirable consumer goods and services in the most desirable amounts.

(E) a provisão dos bens de consumo e serviços mais desejados nas quantidades mais desejáveis.

 

Therefore, the greatest benefit of an economy is to provide the most desirable consumer goods and services in the most desirable amounts – what is known as the efficient allocation of economic resources.

 

Portanto, o maior benefício de uma economia é fornecer os produtos de consumo e serviços mais desejados nas quantidades mais desejáveis – o que é conhecido como a alocação eficiente dos recursos econômicos.

 

Provide (verbo) = fornecer, providenciar, prover;

Provision = fornecimento, provisão;

 

Observe que o próprio contexto explica o significado da expressão. Essa é a opção correta.

 

GABARITO: E

 

 

Mas tem muita coisa ainda a ser vista. Muito mais do que tudo que mencionei aqui em termos de conteúdo e dicas você encontra nos meus cursos citados. Agora você já está bem orientado(a) e encorajado(a) para escolher o curso que seja adequado para você nesse momento. 

 

Conte comigo sempre !

 

Prof. Ena Smith

Gostou do artigo? Tem sugestões para próximos artigos? Comente aqui abaixo. Seu feedback é importante. 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Keicy, Obrigada pelo carinho e pela sugestão. Vou fazer sim. Aguarde. Abraço, Prof. Ena Smith
    Ena Smith em 19/05/16 às 13:33
  • Faz um da FGV, professora! Excelente trabalho, obrigada!
    Kcy em 12/05/16 às 09:04