Notícia

ENTREVISTA: Débora Gemelli – Aprovada no concurso TJRO com a 2º maior nota na prova objetiva e com a maior nota na prova de redação

“Minha motivação são os meus filhos e o que eu quero construir pra eles.”

entrevista aprovadaCasada e mãe de dois filhos, Débora Gemelli sempre precisou conciliar os estudos com seu trabalho. Apesar de todas as dificuldades, ela acreditou em seu sonho e correu atrás de seus objetivos. O fato é que quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia e um momento vira oportunidade.

E foi por saber aproveitar esta oportunidade que ela conseguiu ser aprovada, com êxito, no concurso TJ/RO. Nesta entrevista ao Estratégia, ela conta um pouco da sua trajetória vitoriosa e dá alguns conselhos valiosos para quem deseja, assim como ela, se tornar um servidor público.

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Você é formada em que área? Trabalhava e estudava? Como conciliava trabalho e estudos? Ou você se dedicava inteiramente aos estudos?

Débora Gemelli: Meu nome é Débora Mendes de Sousa Gemelli, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia.

Atualmente trabalho como Supervisora Escolar em uma escola privada na cidade de Porto Velho, atividade que concilio com os estudos.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Débora: A sensação foi incrível, principalmente porque a concorrência entre os primeiros lugares foi muito acirrada. Minha nota na prova objetiva foi a 2ª maior e a nota da redação foi a maior, dessa forma, os critérios de desempate decidiram a colocação.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Débora: Preparei-me para este concurso muito antes do edital ser publicado e acho que isso foi determinante para este resultado. É claro que um projeto como este exige dedicação, assim, foram necessárias algumas escolhas, mas não cheguei ao ponto de ficar isolada.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com os pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Débora: Sou casada e tenho dois filhos, um de 10 anos e outro de 5 anos. Meu marido é meu maior incentivador, dessa forma, tenho o apoio suficiente pra estudar.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho? Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele que é realmente seu objetivo maior?

Débora: Sim. Fiz o concurso para técnico da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Avalio que esta experiência ajudou-me a ter uma dimensão desse “mundo dos concursos”, a preparação para o dia da prova, o tempo para responder as questões, a passagem das repostas para o gabarito, parecem coisas simples, mas estes cuidados podem fazer a diferença.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Débora: Estudei, sistematicamente, por 1 ano. Decidi matricular-me num cursinho preparatório presencial porque queria uma orientação profissional, queria me relacionar com pessoas experientes em concursos porque eu não tinha referências, fontes de estudo para este concurso e não queria perder tempo com materiais inadequados.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Débora: Como já disse o cursinho foi essencial. Foi lá que eu obtive conhecimento e tive acesso a dicas de estudo, orientações sobre materiais, e, acima de tudo, foi lá que eu conheci pessoas que me ajudaram. Estudei também por meio de videoaulas, e cursos em PDF.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Débora: Fui convidada a participar de grupo de estudos muito especial, os “Bizuradões dos full” que é mais que um grupo de estudos, é um grupo de apoio, recheado de pessoas que não te deixam desanimar. Este grupo é formado por pessoas que já fizeram concursos há mais tempo, outras que já foram aprovados e continuam estudando, enfim, estas experiências me fizeram adquirir uma melhor compreensão do processo, além de trocarmos cronograma de estudos, materiais, resumos, vídeos…

Eu fiz duas provas, pra técnico e pra analista. Dessa forma, tive que estudar várias matérias por dia, então eu organizava minha semana de estudos por cargo.

Fazia o curso presencial para técnico todas as tardes e as noites eu reservava para os estudos do cargo de analista.

Uma lição que aprendi com os mais experientes: não basta estudar muito, ler tudo, é muito importante fazer exercícios.

 Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Débora: Conheci o Estratégia por meio dos “Bizuradões”. Num encontro de estudos, fui apresentada ao site.

Vale dizer que a organização do material do Estratégia, a didática da distribuição dos temas, a linguagem, os exercícios, foram na medida. Muito importante também o apoio das professoras antes, durante e depois da preparação.

 Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Débora: Para o cargo de analista meu maior desafio foi compreender o conteúdo específico porque o meu foco e atuação sempre foi a Pedagogia Escolar. E foi esta dificuldade que me fez contratar os serviços do Estratégia, porque depois da divulgação do edital não podia perder tempo buscando material. Optei por contratar este serviço para garantir que estudaria um material selecionado e organizado de maneira assertiva.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Débora: Eu tentei manter o ritmo, mesmo assim foi um período muito estressante. Cheguei a passar mal na véspera da prova, mas depois correu tudo bem.

Acho que este foi outro aprendizado: a véspera não é indicada para estudos intensos, no máximo algumas revisões e muito descanso.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Débora: Eu me preparei tecnicamente para a produção de um bom texto, coerência, coesão, manutenção do tema. Treinei muito produzindo textos sobre diversos temas e acho que deu certo. Neste item obtive a maior nota.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Débora: Acho que o meu maior erro foi estudar para os cargos de técnico e de analista. Hoje, escolheria fazer só para analista, com certeza meu resultado teria sido melhor.

Os meus maiores acertos, sem dúvida foram a escolha dos dois cursos que me ajudaram, o presencial e o Estratégia e também minha inserção no grupo “Bizuradões”.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Débora: O mais difícil foi conciliar a vida familiar, o trabalho e os estudos. É preciso ter muito jogo de cintura pra não desistir. Minha motivação são os meus filhos e o que eu quero construir pra eles.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Débora: Se posso deixar um conselho digo pra terem FOCO e ORGANIZAÇÃO. Esses dois fatores economizam tempo e minimizam o estresse. Ah! Também considero que cada experiência é única e pessoal, então não importa quantos já fizeram concurso, quantos reprovaram, se há muita concorrência, se tá difícil, essa história é minha e eu estou só começando.

Beijão e obrigada pela oportunidade de compartilhar esta vitória.

 Outras entrevistas em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vai ser uma excelente servidora do TJRO. Pela fotografia já é possível ver que não leva a função a sério. Está estudando no seu local trabalho.
    Jorge Silva de Almeida em 05/02/16 às 14:05