Artigo

TRE/RS Prova Comentada – Tecnologia da Informação – Cargo 7: Técnico JUDICIÁRIO (Redes e Segurança)

TRE/RS Prova Comentada – Técnico Judiciário – Cargo 7

Olá Pessoal. Como estão? Apresento a vocês alguns comentários a respeito das questões do Concurso do TRE/RS para o Cargo 7 nas disciplinas de redes e segurança.

Vamos lá! (TEMOS POSSIBILIDADE DE RECURSO!)


 

Questão 30 – No que se refere aos fundamentos da pilha TCP/IP e às noções de protocolos de transporte TCP e UDP, assinale a opção correta.

A) Quando provêm de um mesmo processo de origem e possuem o mesmo programa de destino, os datagramas de usuário enviados pelo UDP são dependentes.

B) O cálculo do checksum realizado para datagramas UDP é idêntico ao cálculo para pacotes IP, incluindo o cabeçalho e os dados provenientes da camada de aplicação.

C) O TCP/IP é um conjunto de protocolos hierárquicos compostos por módulos interativos cujas camadas contêm protocolos interdependentes sem possibilidade de combinação.

D) A movimentação de dados na camada de transporte em TCP/IP é realizada pelo protocolo IP.

E) Na camada física e na de enlace, o TCP/IP suporta protocolos padrão e protocolos proprietários.

Comentários:

Pessoal, entendo que caiba recurso nessa questão. Conforme já apresentado pelo CESPE em outras questões, inclusive culminando em anulação de um item na prova do BACEN, na arquitetura TCP/IP, não temos a camada física e de enlace de dados. Temos uma camada que agrupa ambas, chamada de acesso à rede ou interfece host/rede. A RFC 793, que define a arquitetura TCP/IP traz a divisão em somente quatro camadas.

Portanto, entendo que tal questão deveria ser anulada. Fica a sugestão para elaboração do recurso com base nos argumentos acima.

Segue a questão do Bacen que foi anulada com argumento de divergência na literatura:

1.    CESPE – BACEN – Analista/Análise de Desenvolvimento de Sistemas/2013

Algumas das camadas do modelo de referência OSI/ISO inexistem no modelo de referência TCP/IP, como as camadas apresentação, sessão e física

Gabarito Preliminar: E

 


 

Questão 31 – A propósito dos protocolos de aplicação DNS, HTTP, FTP e SMTP e de tecnologias de rede LAN, WAN e Wireless, assinale a opção correta.

A) O DNS define dois tipos de servidores: primários e secundários. O servidor secundário não cria nem atualiza os arquivos de zona. Se for necessária a atualização, ela deve ser feita pelo servidor primário, que transmite uma versão atualizada para o secundário.

B) O FTP utiliza duas portas diferentes, sendo uma para a transferência de dados e outra para a troca de informações de controle embora sem necessidade de duas conexões entre os hosts.

C) Por exigir que, na árvore de seu espaço de nome, os filhos de um nó tenham labels distintos, o DNS é considerado um espaço de nomes planos.

D) Para a transferência efetiva de mensagens de email, o SMTP deve estar disponível nos servidores de correio do remetente e do destinatário, sem a possibilidade de implementação de outros protocolos.

E) Em aplicações wireless (sem fio) para ambientes de redes LANs e WANs, a técnica de espalhamento espectral de sequência direta usa M frequências de portadora diferentes, que são moduladas pelo sinal da fonte.

Comentários:

a) Exatamente isso pessoal. Em cada zona, devemos ter sempre apenas um primário, que será responsável pela atualização das entradas e múltiplos secundários, que terão suas bases replicadas a partir do servidor primário. CORRETO.

b) Cada porta do FTP gerará uma conexão distinta. Utiliza-se para tanto as portas 20 e 21. INCORRETO

c) O DNS utiliza o conceito de espaço de nomes hierarquizados e não planos. INCORRETO

d) A característica do SMTP é seu funcionamento assíncrono ou também conhecido como store-and-forward. Ou seja, caso um servidor receba determinada mensagem, ele por guardar essa mensagem pelo tempo necessário até que o servidor que deva recebâ-la esteja online, não necessitando que seja feito de forma simultânea. INCORRETO

e) A modulação não acontece pelo sinal da fonte e sim por um sequência de 11 bits. INCORRETO

Gabarito Preliminar: A


 

Questão 32 – A normatização de cabeamento estruturado no Brasil é discutida na NBR 14565. Com referência aos conceitos e às noções básicas de cabeamento estruturado, assinale a opção correta.

A) Preenchimento total de núcleo é o método de medição da largura de banda das fibras multímodo. Nesse método, o equipamento de medição simula um LED, no qual existem todos os modos da fibra, o que permite a medição de sua largura da banda.

B) Perda de transferência de conversão longitudinal é a relação entre as correntes de modo diferencial e comum, medidas entre os pares adjacentes na mesma extremidade de um cabo.

C) As classificações de categorias EIA/TIA especificam a frequência mínima que o cabo deve suportar com atenuação excessiva.

D) Patch cord é definido como o painel com várias tomadas, usado para a distribuição dos subsistemas de cabeamento.

E) A perda de conversão longitudinal é a relação entre a potência de sinal de modo comum e a potência injetada do sinal de modo diferencial.

Comentários:

a) Exatamente isso! Também conhecido como OFL (Oververfilled Lauch). Como a fibra multimodo possui vários modos que podem carregar sinal, ou seja, feixes distintos, busca-se preencher todos os feixes possíveis para verificar a capacidade máxima de um fibra multimodo. CORRETO

b) Questão bem maldosa. Por ser perda de transferência, deve-se considerar as extremidades opostas. Caso fosse perda de conversão apenas, seria na mesma extremidade. INCORRETO

c) Especificam a frequência máxima. INCORRETO

d) Essa descrição corresponde ao patch panel. INCORRETO

e) Temos aqui a descrição da Perda de Conversão Transversal. INCORRETO

Para ajudar nesses pontos, segue o resumo com cada uma delas:

Patch Cord:  Cordão com conectores modulares em ambas as extremidades usado para estabelecer conexões em um patch panel.

Patch Panel:  Painel com várias tomadas usado para a distribuição dos subsistemas de cabeamento.

Perda de Conversão Longitudinal (LCL):  Relação entre as correntes de modo diferencial e comum medidas entre pares adjacentes na mesma extremidade de um cabo.

Perda de Conversão Transversal (TCL):  Relação entre a potência de sinal de modo comum e a potência injetada do sinal de modo diferencial.

Perda de Inserção (dB):  Atenuação devida à inserção de componentes do cabeamento em um canal.

Perda de Transferência de Conversão Longitudinal (LCTL):  Relação entre as correntes de modo diferencial e comum medidas entre pares adjacentes em extremidades opostas de um cabo.

Gabarito Preliminar: A


 

Questão 33 – Acerca de elementos ativos de rede — hubs, switches e roteadores — assinale a opção correta.

A) Na arquitetura TCP/IP, um hub ativo conecta cabos provenientes de diferentes ramificações, sendo considerado um componente de meio de transmissão abaixo da camada física.

B) Em um backbone multicomutado, é suficiente que cada switch saiba qual estação pertence a qual LAN.

C) Para determinar as LANs que receberão a mensagem de broadcast, utiliza-se o método de manutenção de tabelas, que consiste em se acrescentar um cabeçalho extra ao frame MAC para definir a LAN destino.

D) Switches cut-through são switches de camada 2 que não possuem buffer para reter os frames para processamento e, por isso, encaminham o frame assim que verificam os endereços MAC no cabeçalho do frame.

E) No método de árvore compartilhada por grupos, o roteador de ponto de encontro assume a responsabilidade de distribuir o tráfego multicast.

Comentários:

Vamos aos itens:

a) Abaixo da camada física é um pouco difícil, certo pessoal? INCORRETO

b) A assertiva está incompleta, uma vez que necessita-se ter conhecimento das estações conectadas aos demais switches. INCORRETO

c) Utiliza-se endereços específicos para tal e não acréscimo de cabeçalhos. INCORRETO

d) Primeiro que, para analisar o cabeçalho, o equipamento deve ter um mínimo de buffer para processar a informação, ainda que seja de forma um tanto rápida. Entretanto, a falha está em afirmar que o switch verificará os endereços MAC, ou seja, tanto destino quanto origem, quando, de fato, será verificado apenas o endereço MAC de destino que consta nos 6 primeiros bytes do cabeçalho MAC. INCORRETO

e) De fato, essa é a característica do Roteador que atua como ponto de encontro no método de roteamento multicast apresentado na questão. Entretanto, entendo que tal questão tenha extrapolado o escopo do edital, não se restringindo ao mero conhecimento dos elementos ativos de rede, conforme previsão editalícia, mas para uma perfeita interpretação do enunciado, o candidato deveria conhecer o método em si. Desse modo, entendo que tal item deve ser anulado. Extrapolou o Edital

Gabarito Preliminar: E

Sugestão do Professor: Anulação


 

Questão 34 – Determinados aspectos de segurança, em particular a autenticação de mensagens e de privacidade, podem ser aplicados às camadas de rede, de transporte e de aplicação do modelo Internet. Com relação a filtro de pacotes, firewall, proxy, DMZ e redes virtuais privativas (VPN), assinale a opção correta.

A) Ao utilizar o IPSec no modo túnel, cada datagrama IP destinado ao uso de uma VPN é encapsulado em outro datagrama, sendo necessário que as VPNs usem dois conjuntos de endereçamento.

B) No modo de transporte, o IPSec protege o payload da camada de rede a ser encapsulado na camada de transporte, protegendo o cabeçalho IP.

C) Como filtro de pacotes, um firewall é um roteador que usa uma tabela de filtragem baseada somente nas informações contidas nos cabeçalhos da camada de rede, para decidir quais pacotes devem ser descartados.

D) O uso de um firewall de filtragem de pacotes permite distinguir diferentes pacotes que chegam à porta TCP 80 (HTTP), possibilitando a realização de testes no nível de aplicação.

E) O Authentication Header é um protocolo utilizado para prover confidencialidade dos dados presentes nos pacotes transmitidos na VPN, incluindo a parte invariante do cabeçalho.

Comentários:

a) Exatamente isso pessoal. Vale lembrar que no modo túnel, todo o pacote é IP original é encapsulado em um novo pacote com a inserção dos cabeçalhos do IPSeC. CORRETO

b) Houve uma inversão. No modo transporte apenas o segmento (cabeçalho + dados da camada de transporte) estará sujeito à aplicação do IPSeC, ou seja, poderá ser protegido na camada de rede. INCORRETO

c) Uma generalização indevida a respeito do firewall. O filtro de pacotes nada mais é do que um tipo de firewall, sendo o mais simples deles. INCORRETO

d) O filtro de pacotes, conforme visto no item anterior, é o mais simples e não possui a capacidade de verificar informações da camada de aplicação. INCORRETO

e) O AH, juntamente com o ESP, são os elementos presentes no IPSeC para prover os recursos de autenticação, integridade e confidencialidade de acordo com sua utilização. INCORRETO

Gabarito Preliminar: A


Então é isso pessoal. Fica a sugestão de recurso para a questão 30.

Um grande abraço!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado professor pelo esclarecimento da questão. Também achei o item correto(letra E) mais aprofundada a respeito do edital. Mais uma vez, obrigado pela atenção e feliz ano novo!
    João em 28/12/15 às 17:54
  • Disponibilizei o comentário da questão. Perdoem-me por não ter comentado antes. No volume de atividades acabei deixando passar essa questão! Espero ter ajudado!
    André Castro em 28/12/15 às 17:47
  • Boa tarde professor. O senhor poderia comentar a respeito da questão 33 que aborda sobre elementos ativos de rede. Acho que poderia ter recurso nessa questão. Abraços!!
    João em 28/12/15 às 15:01
  • Boa noite professor. Gostaria que o senhor comentasse a questão 33) Acerca de elementos ativos de rede — hubs, switches e roteadores... Fiquei em dúvida sobre possibilidade de recurso já que acredito que a letra D também está correta. O gabarito preliminar foi a letra E. Obrigado e um Feliz Natal!
    Rafael em 24/12/15 às 19:43