Artigo

Comentários da prova Analista Judiciário – Análise de Sistemas – TRE-RS

Olá pessoal, tudo bem?

Vamos aos comentários de algumas questões da prova do TRE-RS para  Analista Judiciário – Análise de Sistemas. Em geral, as questões relacionadas ao conteúdo que trabalhamos apresentaram um grau mediano de dificuldade.

Vamos analisar as questões:


 

Questão 44 – Com relação a sistemas operacionais, serviços de diretório e plataformas de administração de recursos, assinale a opção correta.

A) A plataforma Puppet registra quaisquer mudanças em configurações de recursos e nos sistemas e, com essa funcionalidade, contribui para o controle de alterações e mudanças.
B) A árvore de diretório do Linux permite que um único sistema de arquivos seja montado em determinado momento: quando um novo sistema de arquivos é montado, o sistema de arquivos montado anteriormente é desmontado automaticamente da árvore de diretório primária.
C) No LDAP, os elementos são carregados diretamente sobre o IP na camada de rede, sem, portanto, interagir com protocolos de transporte, sessão, apresentação ou aplicação.
D) Se o Active Directory for usado com a configuração de diretório interno para publicar informações sobre usuários e recursos internos, essas informações poderão ser acessadas por colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes que estejam em redes externas usando uma conexão segura, como uma conexão VPN.
E) Na plataforma Chef, uma recipe especifica os recursos a serem usados e a ordem em que eles serão aplicados. Além disso, essa recipe define tudo que será necessário para configurar parte de um sistema e pode ou não ser armazenada em um cookbook.
Comentários: Questão de nível mediano, pessoal. Como podem notar, em questões de múltipla escolha (não comuns à praxe do Cespe) a banca mistura conteúdos, o que aumenta o grau de dificuldade para resolução.
a) O Puppet é uma ferramenta de gerenciamento contínuo de configurações dos recursos de infraestrutura. O Puppet agent e o Puppet Master se comunicam continuamente, para verificar a conformidade das configurações do node (servidor com o Puppet agent) frente ao catálogo de configurações. Com ele, podemos centralizar todas as configurações e alterações, e reduzir a prática de configuração direta nos servidores.  Logo, a alternativa A está correta.
b) Essa estava tranquila pessoal. Bastava lembrar de uma situação prática para concluir que a afirmação é incorreta: ao montarmos, por exemplo, o pen-drive temos dois sistemas de arquivos montados simultaneamente. Alternativa errada.
c) Errada pessoal. Questão bastante difícil, pois requeria um conhecimento interdisciplinar, sobre LDAP associado aos nossos conhecimentos sobre redes TCP/IP. A questão está errada em virtude do LDAP rodar sobre a suíte TCP/IP, e não apenas sobre o protocolo IP da camada de rede, como podemos ver na figura abaixo.
X.500 sobre OSI vs. LDAP sobre TCP/IP
d) Se o Active Directory for usado com domínio público (e não diretório interno) para publicar recursos, essas informações poderão ser acessadas externamente usando uma conexão segura, como uma conexão VPN. Alternativa incorreta.
e) No chef, recipe é uma coleção de recursos a serem usados e o recipe deve ser armazenada em um cookbook. Errada!
 
Gabarito: A (não vejo possibilidade de recursos)
 


Questão 46 – Assinale a opção correta acerca de cloud computing.
A) No modelo de serviço SaaS, o cliente gerencia e controla remotamente os recursos da infraestrutura subjacente da nuvem, como rede, servidores, sistemas operacionais e áreas de armazenamento.
B) No modelo de serviço PaaS em cloud computing, o cliente tem controle remoto dos recursos de rede e segurança, dos servidores, dos sistemas operacionais, das áreas de armazenamento, das aplicações disponibilizadas e das configurações de hospedagem das aplicações.
C) No modelo de public cloud, a infraestrutura computacional em nuvem é compartilhada por várias organizações, a critério da empresa hospedeira; cada uma dessas organizações tem visibilidade e controle sobre onde está hospedada a sua infraestrutura computacional.
D) Organizações que têm a sua própria infraestrutura computacional e se utilizam de cloud computing para manter um sítio de becape para fins de continuidade de negócios enquadram-se no modelo denominado hybrid cloud.
E) Uma das características essenciais de cloud computing é propiciar a capacidade de medição dos serviços em níveis de abstração apropriados: o uso dos recursos é monitorado, controlado e reportado, o que confere transparência aos fornecedores e aos clientes do serviço.
Comentários: Questão de nível mediano.
Pessoal, conforme comentado na parte teórica, as características tradicionais de serviços em nuvem são: mensuração e pagamento pelo uso; elasticidade; auto-serviço; pool de recursos; acesso. A alternativa E descreve corretamente a qualidade de mensuração ou medição dos serviços. As demais alternativas estão equivocadas.
Aproveito para comentar a alternativa D que pode causar certa confusão conceitual: para que tenhamos uma cloud híbrida, é necessário conjugar, por exemplo dois modelos cloud pública + cloud privada; a alternativa E só estaria correta se informasse que o sítio de becape condiz com uma nuvem pública, que somado à nuvem privada a uma nuvem privada da organização caracterizaria a cloud híbrida.
 
Gabarito: E (não vejo possibilidade de recursos)
 


 
Questão 47 – No que se refere à virtualização, assinale a opção correta.
A) As implementações da virtualização total utilizam controladores de dispositivos padronizados e específicos, que garantem o uso da capacidade total dos dispositivos, com reflexo direto no desempenho geral do sistema.
B) Um dos aspectos de segurança importantes das máquinas virtuais é que, por conta do isolamento, caso o sistema operacional hospedeiro apresente alguma vulnerabilidade de segurança, as máquinas virtuais hospedadas nessa máquina
física não estarão sujeitas a essa vulnerabilidade, desde que executem outro sistema operacional.
C) Entre os usos da virtualização, a consolidação de servidores é que prevê a colocação de vários servidores virtuais em cada máquina física e a virtualização de toda a estrutura da rede, com a criação de comutadores, roteadores e outros
equipamentos virtuais interconectados às máquinas virtuais.
D) Os hipervisores do tipo 2 são executados diretamente sobre o hardware para controlar e gerenciar diretamente os sistemas operacionais visitantes das máquinas virtuais.
E) Na paravirtualização, o sistema operacional é modificado para chamar o hipervisor sempre que executar uma instrução sensível que possa alterar o estado desse sistema.
Comentários: questão de nível mediano de dificuldade
a) a virtualização insere, em certo grau, overhead no uso dos dispositivos, não é possível garantir o uso da capacidade total dos dispositivos. Alternativa errada.
b) os sistemas modernos de virtualização dispõem de recursos para reduzir a superfície de ataque e minorar riscos de difusão da contaminação citada na alternativa. Questão errada.
c)  Alternativa errada. A consolidação de servidores prevê a colocação de vários servidores virtuais em uma (não em cada) máquina física.  A consolidação de servidores não trata de virtualização de estrutura da rede.
d) Os hipervisores do tipo 1 são executados diretamente sobre o hardware, ditos bare-metal. Alternativa errada.
e) Definição correta de paravirtualização. Alternativa E está correta.
 
Gabarito: E (não vejo possibilidade de recursos)

É isto pessoal. Em caso de alguma inconsistência ou equívoco, peço que me informem diretamente por email ou pelo fórum do nosso curso.

Abraços e sucesso a todos os nossos alunos!

Celson

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.