Artigo

Comentários da prova Analista Judiciário – Suporte em TI – STJ

Olá pessoal, tudo bem? Vamos aos comentários de algumas questões da prova do STJ para  Analista Judiciário – Suporte em Tecnologia da Informação.

Tivemos 12 questões, de um total de 70, relacionadas ao conteúdo abordado em nossas aulas. Percentual significativo, cuja relevância aumenta consideravelmente em virtude do grau de dificuldade da prova.

Vários conceitos exigidos na prova foram abordados nas aulas. Espero que tenham se saído bem. Vamos analisar questões:


Considerando que um computador de um analista de TI do STJ tenha desligado inesperadamente quando ele estava atualizando o arquivo c:\dados\planilha.txt, julgue os itens que se seguem, acerca dos conceitos de sistemas de arquivos e tecnologias de backup.

108 – Se o sistema de arquivos do computador em questão for ext4, a chance de corrupção do sistema será muito baixa devido ao uso de journaling.

Comentários:

Uma das características do sistema de arquivos ext4 para sistemas operacionais Linux é o journaling nativo. Como sabemos, journaling é um recurso dos sistemas de arquivo modernos, cujo propósito é gravar alterações nos arquivos. Em caso de alguma falha, aplicações ou desligamentos incorretos de forma forçada ou inesperada, o sistema de arquivos com journaling proporciona recuperação. Desse modo, entendo que o gabarito preliminar C está correto.

Aponto apenas uma inconsistência na questão: o texto introdutório da questão informa que “um analista de TI do STJ estava atualizando o arquivo c:\dados\planilha.txt“, no entanto, sabemos que esta estrutura de diretórios (c:\) é própria de sistemas operacionais Windows. Com base nessa premissa, o sistema de arquivos do computador em questão não poderia ser ext4. Enfim, entendo que o contexto descrito na questão não é plausível, e pode servir de base para recorrer a Banca pela anulação da questão.

Gabarito preliminar: C (possibilidade de recurso)

109 – Caso o sistema de arquivos do referido computador seja o NTFS, o sistema estará corrompido quando a máquina for reiniciada

Comentários:

Pessoal, o NTFS é um sistema de arquivos Windows e também possui journaling. Logo, se houver um desligamento inesperadamente, o sistema de arquivos com journaling proporcionará recuperação, e não necessariamente estará corrompido quando a máquina for reiniciada. Gabarito preliminar Errada, não vejo possibilidade de recorrer.

Gabarito preliminar: E

 


Com relação ao servidor Apache, julgue os próximos itens.
111 – As diretrizes <Directory> e <Files> são utilizadas em arquivos htaccess para permitir que usuários controlem o acesso a seus arquivos.

Comentários:

As diretrizes <Directory> e</Directory> são utilizadas para definir diretivas aplicáveis a um diretório ou sub-diretório.  Já as diretrizes <Files> e </Files> limitam as diretivas aplicáveis por arquivo. No interior das diretrizes podemos realizar diversas configurações, e não somente permitir que usuários controlem o acesso a seus arquivos, como a redação dá a entender. Concordo com o gabarito preliminar que aponta a questão como errada.

Gabarito preliminar: E
112 – Um administrador pode incluir uma configuração para determinado diretório por meio da diretriz <Directory>.

Comentários:

Perfeito, conforme comentário da questão anterior. Observem que o verbo utilizado foi “podem”, coerente com as várias configurações possíveis de serem utilizadas mediante a diretriz <Directory> </Directory> .

Gabarito preliminar: C


 

Julgue os itens subsecutivos, relativos à computação na nuvem.
113 – Em um provedor que fornece um serviço como PaaS (platform-as-a-service), o consumidor consegue configurar a rede e o sistema operacional utilizados.

Comentários:

Pessoal, conforme as definições de cloud computing do NIST e com a bibliografia consagrada, há uma divisão de responsabilidades entre provedor e consumidor de serviços em nuvem. O provedor que fornece um serviço como PaaS (platform-as-a-service) é responsável por configurar a rede e o sistema operacional utilizados, e não o consumidor. Há uma figura bastante explicativa em nosso material sobre essa divisão, sugiro recorrerem a ela em caso de dúvidas. Concordo com o gabarito preliminar, que dá a questão como Errada. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: E
114 – As características da computação na nuvem incluem a elasticidade, que consiste na capacidade de adicionar ou remover recursos para lidar com a variação de demanda.

Comentários:

Pessoal, segundo as definições de cloud computing do NIST e com a bibliografia consagrada,  as características da computação na nuvem incluem: a elasticidade, pagamento pelo uso, disponibilidade ampla (ubiquidade), pool de recursos, etc. Elasticidade é a capacidade de adicionar ou remover recursos para lidar com a variação de demanda (sazonal, picos de demanda, etc). Concordo com o gabarito preliminar, que dá a questão como Certa. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: C


 

Julgue os seguintes itens, relativos à programação em Shellscript.
115 – O seguinte script Powershell lista todos os diretórios e arquivos do driver C.
Get-ChildItem C:\ -Recurse

Comentários:

Pessoal, o cmdlet Get-ChildItem funciona de forma similar ao nosso conhecido comando dir. Se usarmos Get-ChildItem C:\ o retorno é a lista dos diretórios e arquivos do driver C. O parâmetro -recurse é utilizado em conjunto com o cmdlet Get-ChildItem se houver necessidade de navegar em uma estrutura de diretórios aninhados buscando um determinado padrão, um arquivo .txt, por exemplo.  Concordo com o gabarito preliminar, que dá a questão como Errada. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: E
116 – O resultado da execução do script Bash mostrado a seguir é representado por Valor final é 6.

Comentários:

Questão bastante simples, pessoal. Bastava atentar que será 5 a quantidade de iterações do laço while [ $var -lt 5 ]; do let var=var+1, e não 6 como a questão afirma. Gabarito Errada. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: E


 

Com relação às tecnologias de servidores de aplicação JEE, julgue os próximos itens.
117 – GlassFish e TomCat são exemplos de servidores de aplicação JEE.

Comentários:

Perfeito pessoal. Batemos bastante nesse ponto: GlassFish e TomCat são exemplos de servidores de aplicação JEE. Gabarito preliminar Certa. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: C
118 – Aplicações web desenvolvidas com as tecnologias Java Servlet e JSP podem ser executadas no container IIS.

Comentários:

Peguinha da banca, não é pessoal. Aplicações web desenvolvidas com as tecnologias Java Servlet e JSP podem ser executadas em containers JEE. O IIS não é compatível nesse caso. Gabarito preliminar  Errada. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: E


 

Julgue os itens a seguir, referentes ao servidor de aplicação Red Hat JBoss.
119 – É possível implementar autenticação de usuários por meio de módulos que consultam um servidor LDAP.

Comentários:

Correto! É possível utilizar o LDAP Security Realm do JBoss, por exemplo. Gabarito preliminar  Certa. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: C
120 – O serviço de mensagens fornecido pelo HornetQ para o JBoss permite a criação de sistemas fracamente acoplados.

Comentários:

Correto pessoal, o HornetQ é um serviço de mensageria para o JBoss. Como sabemos, uma das vantagens de utilizar mensagens é permitir a criação de sistemas fracamente acoplados. Gabarito preliminar  Certa. Não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito preliminar: C


 

Pessoal, são esses os itens que julgo mais relevantes de comentar. A prova veio com um grau de dificuldade alto, o que tem sido recorrente nas provas de TI do Cespe em 2015.

Desejo sucesso a todos os nosso alunos! Caso queiram maiores detalhes sobre alguma questão ou vejam alguma impropriedade nos comentários, peço que me encaminhem por e-mail [email protected].

Grande abraço a todos.

Celson

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.