Artigo

Prova Comentada – TRT-RS/Tecnologia da Informação – Redes

Olá pessoal, como estão?

Trago a vocês os comentários das questões da área de Redes da prova do TRT-RS/TI de 2015 para Técnico Judiciário e Analista. Todos são do caderno TIPO I.

Começaremos com a prova de Técnico Judiciário.

Questão 53 – O Técnico deseja identificar o tipo de armazenamento de dados utilizado no Tribunal Regional do Trabalho. Durante a verificação, o Técnico constatou que se tratava do NAS, pois o servidor de

(A) armazenamento era conectado, por meio de uma rede dedicada, ao servidor de banco de dados e a transferência de dados era feita em formato de blocos.

(B) banco de dados controlava o sistema de arquivos do disco de armazenamento no servidor de armazenamento e eram conectados por meio de uma rede dedicada.

(C) armazenamento era conectado ao servidor de banco de dados por meio de uma rede compartilhada e a transferência de dados era feita em formato de blocos.

(D) banco de dados controlava o sistema de arquivos do disco de armazenamento no servidor de armazenamento e a transferência era feita em unidades de Clusters.

(E) armazenamento possuía um sistema operacional e a transferência de dados era feita em formato de arquivo.

Comentários: Temos que as alternativas “a”, “b”, “c” e “d” tratam de características de uma SAN através de redes dedicadas e otimizadas em desempenho e armazenamento, com implementação de clusters e acessos diretos por banco de dados a nível de blocos desses arquivos.

Já a alternativa “E” é o que de fato traz as características de uma armazenamento do tipo NAS em suas principais características: possui um sistema operacional completo com sistemas de arquivos próprio, além de ser acessado a nível de arquivo. Além disso, vale mencionar a sua característica de ser dinâmico na rede em termos de posicionamento, bastando ter um ponto de entrada na rede. Abaixo, trago uma tabelinha resumo:

  DAS NAS SAN

DEFINIÇÃO
Um HD acoplado a um servidor intermediário para acesso via rede. Um storage com SO completo e acesso direto via rede. Uma rede própria e especializada para armazenar dados.
TRÁFEGO DE DADOS Blocos Arquivos Blocos
VANTAGENS Baixo custo; Acesso via rede por um servidor intermediário;Transparente ao usuário. Fácil manutenção e configuração;Versatilidade de posicionamento na rede;Integra-se facilmente como uma SAN ou DAS; Boa integração com ambientes de BD;Independe de Servidores;Backup ocorre de forma isolada da rede.Altíssimo desempenho;Alta Escalabilidade;
DESVANTAGENS Storage fixo a um dispositivo intermediário;SO não necessariamente otimizado para armazenamento de dados;Baixa escalabilidade; Pode não ser suficiente em termos de desempenho para grandes aplicações de dados; Alto custo e complexidade;Requer equipamentos específicos e exclusivos de SAN;

Gabarito: E


 

Questão 58 – O Técnico foi designado para construir segmentos de cabos de pares trançados UTP para serem utilizados para interligar os computadores de uma das salas do Tribunal a Switch localizada no mesmo andar da sala de forma direta, ou seja, sem o uso de outros segmentos. Considerando as normas de cabeamento estruturado, o técnico deve implementar o segmento de cabo com comprimento, em metros, de no máximo

(A) 20.

(B) 200.

(C) 10.

(D) 50.

(E) 100.

 

Comentários: Questão bem tranquila, certo pessoal? A regra de cabeamento estruturado prevê a distância máxima de 100 metros para praticamente todos os padrões de cabos UTP. Lembremos sempre de uma pequena exceção para o cabo CAT 6 quando trabalha com taxas de 10 Gbps.

Gabarito: E


 

Questão 59 – Deseja-se verificar se uma determinada máquina (computador) conectada à internet está ativa ou não. O protocolo, do conjunto TCP/IP, a ser utilizado para essa verificação é o

(A) ICMP.

(B) ARP.

(C) RIP.

(D) IGMP.

(E) SNMP.

Comentários: O ICMP é o protocolo utilização para controle da rede IP. Por essa característica, ele possui tipos de mensagem específica para verificar a conectividade dos equipamentos na rede. Ele é base de funcionamento da ferramenta/comando PING tão conhecida. O PING nada mais é do que o conjunto das mensagens do tipo echo-request e echo-reply. Vale fazermos uma crítica à questão que o PING por si só não garante se a Internet está ativa ou não. Explico. Imaginemos que o firewall da nossa própria rede ou da rede destino bloqueie o tráfego do protocolo ICMP. Nesse sentido, não teríamos o sucesso do PING. Entretanto, isso não quer dizer que a porta 80, por exemplo, não esteja liberada e o computador não tenha acesso à Internet. Enfim, fica a crítica.

Porém pessoal, por eliminação, não nos restaria outra alternativa.

Gabarito – A


 

Agora, vamos comentar as questões da prova de Analista Judiciário – TIPO I.

Questão 58. Quando um novo computador é conectado e colocado em funcionamento em uma rede local de computadores, a primeira atividade desempenhada é a sua identificação, utilizando o endereço MAC, para a rede e o estabelecimento do relacionamento

com um endereço IP. A mensagem inicial gerada pelo computador para a rede com esse propósito, utiliza o protocolo

(A) DHCP.

(B) ICMP.

(C) DNS.

(D) ARP.

(E) SNMP.

Comentários: Pessoal, temos um probleminha nessa questão. O enunciado é um tanto incompleto gerando uma dificuldade na avaliação por parte do candidato. Primeiro, algumas perguntas a serem feitas?

1. Endereço IP de que versão? v4 ou v6?

2. A configuração da placa de rede está automática (DHCP) ou manual (FIXO)?

A título de exemplo, trago para vocês um printscreen de uma captura feita em minha máquina ao conectar meu Computador em uma rede cabeada com DHCP ativado. Percebam que o DHCP Request é enviado antes de uma mensagem do tipo ARP.:

DHCP

(CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR RESOLUÇÃO)

Já a imagem a seguir, mostra uma captura com endereçamento fixo. Percebam que não temos mais o protocolo DHCP até porque o endereço IP já foi configurado.:

IP_FIXO

(CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR RESOLUÇÃO)

Um ponto a considerar é que para efeito de captura, o protocolo ARP tem seu sentido LATU SENSU, considerando a descoberta no dois sentidos.

Dessa forma pessoal, entendo que a questão deveria ser anulada conforme justificativas apresentadas a seguir!

Gabarito: D (Gabarito do Professor: Anulação)


Questão 59. O cabeçalho do protocolo IPv4 possui o campo denominado TTL (Time to Live) utilizado para configurar

(A) o máximo número de saltos entre roteadores para evitar que um pacote fique indefinidamente na rede.

(B) a data/hora que o pacote foi processado e transmitido pelo roteador origem da rede.

(C) o máximo tempo (em milissegundos) que o pacote deve permanecer na rede para evitar o congestionamento.

(D) a data/hora que o pacote deve ser descartado caso não tenha alcançado o destino.

(E) o mínimo tempo (em milissegundos) que o pacote deve permanecer na rede para evitar a não entrega.

Comentários: Típica questão da FCC de avaliar um campo do cabeçalho IP. O TTL define o “tempo de vida” do pacote na rede. O valor é decrementado a cada salto em dispositivos de camada 3 da rede. Ao chegar em 0, o pacote é descartado. Isso evita a existência de pacotes em loop na rede consumindo recursos.

Gabarito: A


 

Questão 60. Como recurso de segurança, a rede de computadores do TRT possui um Firewall, instalado entre a Rede Local (LAN) e a Rede Ampla (WAN), e que inclui a DMZ. Para que o Firewall do TRT opere de forma adequada, na DMZ deve ser instalado o servidor de

(A) arquivos compartilhados na LAN.

(B) páginas web de acesso público.

(C) banco de dados do TRT.

(D) aplicativos do TRT.

(E) emails do TRT.

Comentários: A principal característica da DMZ é fornecer uma área para implementação de serviços e servidores que necessitam ser utilizados por usuários externos à instituição e internos. Desse modo, estando em uma área isolada, caso haja algum comprometimento  de algum servidor nessa área, a rede interna, em um primeiro momento, não será afetada. Assim, dos serviços apresentados na questão, o único que fornece acesso público direto e explícito é a alternativa B. Vale mencionar que, caso se deseje utilizar serviços de email externamente, pode-se utilizar um serviço específico para esse fim na DMZ com acesso público mapeando e coletando as informações do servidor principal de email, estando este último localizado na rede interna.

Então pessoal, mais uma vez, a alternativa que mais explicita as características que mencionamos acima, é a alternativa B. Porém, fica a observação apresentada.

Gabarito: B


Então é isso pessoal. Em um contexto geral, considero que a prova abordou assuntos básicos e superficiais.

 

Um grande abraço e boa sorte a todos!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.