Artigo

Sobre as discursivas de Técnico em Assuntos Educacionais do concurso MPOG/ENAP

Olá, queridas e queridos alunos.

Tudo bem?
Faltando alguns dias para a prova que será realizada dia 30 de agosto, falaremos um pouco sobre uma parte importante do processo seletivo: discursivas.

Primeiramente, vale a pena lembrarmos algumas regras constantes em edital:
A discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá em um texto dissertativo de até 30 linhas (vale a pena ver como é o estilo dissertativo, caso você tenha alguma dúvida). ☺

Para os que concorrerão às vagas do cargo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão: valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de um de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de um tema relacionado aos conhecimentos específicos do respectivo cargo.

Já a prova discursiva para os cargos da Escola Nacional de Administração Pública valerá 30,00 pontos e consistirá da resposta a duas questões discursivas de até 15 linhas cada, que valerão, cada uma, 15, 00 pontos, acerca dos conhecimentos gerais e específicos dos respectivos cargos.

Além disso, lembrem-se de levarem caneta transparente de tinta azul ou preta.
Na correção, serão aceitas as duas ortografias (a nova e a antiga). Sendo assim, escreva com aquela em que você se sente mais seguro.

Se tem um “conselho” que podemos dar é o seguinte: observe atentamente o tema da discursiva, pois a fuga ao tema te deixará fora da corrida, pois será atribuída nota zero!

Quanto aos temas:
Para os que estão concorrendo às vagas do cargo deTécnico em Assuntos Educacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão:
Pode cair algo relacionado à importância do treinamento nas organizações. A importância de um bom líder ou ainda algo relacionado a aprendizagem organizacional e a relevância de uma organização que aprende.

Já para aqueles que almejam uma vaga para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais da Escola Nacional de Administração Pública, uma das questões pode estar relacionada a um tema da atualidade. Sendo o CESPE, normalmente vem um tema em que é de conhecimento de todos, bem veiculado pela mídia. Nessa hora vale a pena ter atenção para não cair no “lugar comum” e acabar “enchendo linguiça”. Sempre retome ao objeto da questão e verifique se está respondendo objetivamente ao que lhe foi pedido.

Já a outra questão pode vir relacionada ao papel das Escolas de governo dentro do contexto de educação continuada ou ainda sobre a importância da aprendizagem dentro das organizações.

O CESPE traz textos motivacionais facilitadores que dão suporte à criatividade na hora de redigir. Leia-os com cuidado, quando receberem os cadernos de provas, pois enquanto resolvem as questões objetivas, o cérebro continua processando o que vocês irão produzir.

Caso optem por fazer a discursiva no início do tempo destinado à prova (o que desaconselho), deixe para passar a limpo após terminar a parte objetiva.

Esperamos que o resultado de vocês seja proporcional ao esforço de vocês e que a prova seja justa.

Aproveitamos para agradecer ao carinho das nossas duas turmas e também pelas avaliações positivas (mais de 90% de aprovação em nossos cursos). Esse feedback nos alimenta para a cada dia aperfeiçoarmos mais.

Tenham tranquilidade na hora da prova. Lembrem-se que a prova deve ser realizada com calma e disposição.

Esperamos muitos pães de queijo dessa turma!

Fiquem com Deus.

Com carinho,

Fernanda e Fabiana.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi Kilza!!! Que alegria ler sua mensagem! Estamos na torcida pela sua aprovação, que certamente virá muito em breve, visto sua dedicação. Um beijo. Fernanda ;)
    Fernanda Lima em 30/09/15 às 19:47
  • Obrigada pelo carinho :)
    Fernanda Lima em 30/09/15 às 19:46
  • Olá, na prova discursiva para o ENAP, onde eram duas questões (15 linhas cada) era necessário o uso de paragrafos? obg
    Artur em 31/08/15 às 15:05
  • Olá Professoras, sou também fã de vocês...muito atenciosas quanto aos fóruns só tenho a agradecer!!! Percebemos o quanto vocês realmente se empenham em nossa área, que é tão difícil achar materiais bons para os conteúdos cobrados no cespe!!! Ainda mais em atuações não escolares...obrigada pelo carinho, competência e dedicação aos cursos!!! continuem assim...bjinhos@@
    Lara Gomes Campos Veiga em 25/08/15 às 15:22
  • AMO VCS
    KILZA em 24/08/15 às 21:20
  • AMO VC E A FABI... VCS SAO LINDAS E COMPETENTES SOU PROFESSORA DE QUIMICA E PEDAGOGA .. VOU FAZER ENAP , STJ PRA PEDAGOGA TO DEVORANDO SEUS MATERIAS ... BJS DA SUA FÃ E COLEGA BJS
    KILZA em 24/08/15 às 21:19