Artigo

Concurso AUFC/TCU (2015) – Sistemas Operacionais e DataCenter

Olá pessoal,

Passada a ansiedade da prova do TCU, vamos analisá-la, principalmente com o propósito de aprender com os erros e reforçar os acertos.

Observamos também que algumas questões exigiram um conhecimento mais empírico, em detrimento da teoria. No geral, um nível de dificuldade alta e em consonância com os padrões do TCU.

A prova foi bem distribuída, e nossa disciplina foi privilegiada. Em relação aos concursos anteriores, tivemos um aumento na proporção de questões de sistemas operacionais e a parte de infraestrutura. Tivemos 13, de um total de 100 questões (13%). Sem questões polêmicas, e à princípio sem possibilidade de recursos à vista. Vamos ao comentário de algumas questões:

131 O servidor Tomcat não pode ser usado como um servidor JEE completo, pois, mesmo dispondo de um container Servlet e JSP, ele não implementa EJB.

(Dificuldade: Fácil) – Pessoal, comentamos várias vezes em aula! O Tomcat não é um Servidor JEE completo, não é full compliance JEE, não implementa EJBs, apenas Servlet e JSP.

Gabarito preliminar – Certa  (sem recurso)


 

145 No Linux, o aplicativo Pacemaker possibilita criar nuvens com os recursos de manipulação de arquivos, de acordo com a arquitetura GRID.

(Dificuldade: Alta) – Pessoal, vocês viram na aula sobre Cloud Computing várias soluções de cloud, e Pacemaker não é uma dessas soluções. Pacemaker é um gerenciador de recursos para clusters (e não para Grids) de HA que integra algumas distribuições Linux, como Debian e Red Hat.

Gabarito preliminar – Errada  (sem recurso)


 

146 O Xen 4.5 permite criar máquinas virtuais em ambientes NUMA (non uniform memory access). No entanto, nesse tipo de arquitetura, o sysadmin não pode determinar um conjunto de máquinas físicas em que o Xen deva executar suas máquinas virtuais. Isso ocorre, entre outros motivos, porque cabe unicamente ao hypervisor calcular e determinar os tempos de acesso à memória em relação à distância relativa entre a CPU específica e a área de memória física mais próxima.

(Dificuldade: Alta) – Pessoal, questão aparentemente elaborada pelo examinador com base na wiki do Xen 4.5 (http://wiki.xenproject.org/).  Segundo consta da wiki: “Xen has NUMA Aware Scheduling since 4.3. In fact, it is now possible for the sysadmin to define an arbitrary set of physical CPUs on which vCPUs prefer to run on, and Xen will try as hard as possible to follow this indication.” Asssim, no Xen 4.5, o sysadmin pode determinar os recursos em que o Xen pode executar suas máquinas virtuais.

Além disso, no Xen, os acessos aos recursos como processador,gerência de memória (MMU) e escalonamento.são feitos pelo domínio convidado 0 (Dom0) de forma coordenada com o hipervisor.

Gabarito preliminar – Errada  (sem recurso)


 

147 Situação hipotética: Em determinada organização, será necessário disponibilizar um diretório virtual para alguns usuários da rede interna da organização, a ser acessado a partir de estações de trabalho, com o objetivo de armazenar arquivos correntes de expediente. Para acesso a esse diretório, o usuário deverá fazer parte de um dos departamentos pré-selecionados de uma lista e cada usuário terá um limite de armazenamento de 100 GB. Nessa organização, o Windows Server 2008 R2 é o sistema operacional do servidor de arquivos, de domínio e de diretórios. Assertiva: Nessa situação, a demanda da organização poderá ser atendida utilizando-se recursos do Active Directory Domain Services (AD DS), entre eles, o Active Directory Quotas.

(Dificuldade: Alta) – Pessoal, questão bastante difícil. Basicamente o Active Directory Quotas é um recurso usado para evitar ataques de negação de serviço (DoS), que limita a quantidade de acessos a um recurso do AD. O foco é nos acesso externos à organização.

Gabarito preliminar – Errada (sem recurso)


 

148 No Linux, o comando ls -lRash sort –s lista, em ordem decrescente de tamanho, os arquivos existentes em determinado diretório, incluindo os arquivos ocultos e os presentes em seus subdiretórios

(Dificuldade: Alta) – Pessoal, questão para os ninjas. Para resolver a questão, ser ia necessário lembrar os parâmetros do ls:

-l = listar formato longo;

-R = recursivo diretórios e subdiretorios;

-a = listar arquivos ocultos;

-s = lista o tamanho (size) do arquivo;

-S = lista ordenada por tamanho

-h = formato humano;

O ponto da questão era diferenciar -s (somente lista p tamanho) de -S (listagem ordenada por tamanho)

Gabarito preliminar – Errada (sem recurso)


 

149 No Linux, o comando chmod u+w xyz permite a escrita no arquivo xyz pelo proprietário, enquanto o comando chmod ug=rw,o=r xpto permite a leitura e a escrita no arquivo xpto pelo proprietário e pelo grupo, além de permitir a leitura aos demais usuários.

(Dificuldade: Baixa) – Questão tranquila pessoal, vimos o chmod em aula.

Gabarito preliminar – Certa (sem recurso)


 

II Dois servidores JBoss AS 7 foram instalados em máquinas físicas distintas, utilizando, consequentemente, JVM também distintas, em modo remote standalone client.

154 Segundo o que se afirma em II, é possível implementar cluster de EJBs (Enterprise JavaBeans) de modo a prover fail-over. Entretanto, por questões de segurança, é necessário utilizar explicitamente APIs nativas do cliente JBoss EJB para a comunicação com os servidores. Nesse caso, é vedada a utilização de JNDI (Java Naming and Directory Interface) para comunicação entre os nós do cluster, uma vez que a JNDI acessa os recursos externos utilizando hierarquia nos nomes de seus objetos.

(Dificuldade: Altíssima) – Mais uma questão ninja pessoal, mas que dava para matar que a questão estava errada pela última frase. JNDI é usada para invocação de serviços remotos, não faz sentido vedar a utilização de JNDI (Java Naming and Directory Interface) para comunicação entre os nós do cluster.

Gabarito preliminar – Errada (sem recurso)


 

III Em um servidor C, foi instalada uma única instância do JBoss AS 7 no modo domain, e não houve mudanças em suas configurações-padrão no que se refere ao realm, sockets Binding e arquivos domain.xml e host.xml.

155 De acordo com o que se afirma em III, o servidor JBoss AS 7 responde nativamente no padrão IPv6 e o servidor C está configurado, por meio do realm, no modo HP (high performance).

(Dificuldade: Alta) – Pessoal, no modo padrão e com a configuração padrão, o JBoss não é configurado para high performante. É necessária a alteração no domain.xml, e não no realm (base de dados de usuários e segurança) que é mais voltado para aspectos de segurança.

Gabarito preliminar – Errada (sem recurso)


 

I Há dois modos de se iniciar e configurar o JBoss AS 7: domain ou server group; e standalone. O primeiro modo provê alta disponibilidade e permite tanto a utilização do JBoss como controlador de domínio quanto a ocorrência de mais de uma instância em um mesmo ponto de controle, compartilhando políticas de gerenciamento em comum. Ao contrário do modo domain, o segundo modo possibilita apenas uma instância do JBoss AS 7 em cada máquina.

156 Embora o que se afirma em I esteja correto, em um grupo de servidores no modo standalone, não é possível configurar serviços que provejam alta disponibilidade.

(Dificuldade: Baixa) – Comentamos em aula, em servidores no modo standalone, é possível sim configurar alta disponibilidade.

Gabarito preliminar – Errada (sem recurso)


 

161 Network attached storage (NAS) e storage area network (SAN) são redes dedicadas ao armazenamento e ligadas às redes de comunicação de um centro de dados. Na primeira, os computadores e aplicativos acessam os dados por meio do compartilhamento de uma rede que usa protocolos de Internet (IP). Na segunda, cada dispositivo na SAN tem seu próprio endereço IP exclusivo e os arquivos são acessados por meio dos CIFS (common Internet file system) ou NFS (network file system).

(Dificuldade: Baixa) – Questão batida, pessoal. SAN utiliza iSCSI ou FC. NAS faz uso de CIFS ou NFS.

Gabarito preliminar – Errada (sem recurso)


 

162 No Windows Server 2012 R2, o recurso Expand-DataDedupFile do Windows PowerShell permite expandir arquivos otimizados em um caminho especificado, se isso for necessário para a compatibilidade de aplicativos ou desempenho.

(Dificuldade: Alta) – Pessoal, esse é um recurso bem recente, e pouco difundido que permite do WIndows Server 2012 para otimizar os VHD do Hyper-V pelo uso da deduplicação. Segundo o TechNet: “The new Expand-DataDedupFile Windows PowerShell cmdlet enables you to expand optimized files on a specified path if needed for application compatibility, performance, or other requirements. The files are expanded on the original path. Vemos que o examinador, praticamente, copiou e colou a questão.

Gabarito preliminar – Certa (sem recurso)


 

163 Embora a tecnologia flash dos discos de estado sólido (SSDs) ofereça vantagens de desempenho significativas em comparação aos HDDs, o custo do desempenho tende a ser mais elevado por gigabyte de armazenamento. O ganho de desempenho será menor para aplicações com cargas de trabalho em que grandes blocos de dados sequenciais sejam lidos de uma só vez. Nesse caso, se as cabeças do disco forem reposicionadas com muito menos frequência, a vantagem relativa também será menor porque os HDDs convencionais tendem a ser melhores.

(Dificuldade: Alta) – Questão para experts, comparação bastante teórica sobre SSD e HDD. Um dos fatores característicos do HDD é o tempo de leitura (seek time) que a cabeça de leitura demora para chegar ao local do dado. Se os dados estiverem gravados sequencialmente, este tempo será menor, pois as cabeças de leitura necessitarão de menor movimentação (menor seek time). Neste caso, o desempenho para a leitura tende a ser maior.

Gabarito preliminar – Certa (sem recurso)


 

Pessoal, é isso! Essas foram as questões de nosso conteúdo. Desejo muito sucesso a todos. Qualquer dúvida ou equívoco nos comentários, fiquem à vontade para me enviar pelo fórum do curso ou por email.

Grande abraço e fiquem com Deus!  ;-)

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.