Artigo

Reforço da Equipe de TI do Estratégia Concursos

08/04/2015

Salve, colegas concurseiros!

É com IMENSA satisfação e alegria que inicio minha participação como professor de Sistemas Operacionais do Estratégia Concursos. Passo a reforçar a seleta equipe de professores de Tecnologia da Informação.

Antes de mais nada, permitam que eu me apresente. Meu nome é Celson Jr., e atualmente sou Analista em Tecnologia da Informação pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Meu primeiro concurso público foi em 1992, e lá se vão mais de 20 anos. Na época fui aprovado para a carreira militar, a qual integrei até por mais de 10 anos. Em 2007, voltei a prestar concursos, em busca de oportunidades e novos desafios. Minha experiência profissional tem sido quase inteiramente no serviço público.

Minha formação acadêmica é em Redes de Computadores pela Universidade do Ceará, sou pós-graduado em Gestão de Segurança da Informação e Mestrando em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília. Gosto muito de ler e de estar sempre atualizado, e não poderia ser diferente diante da constante evolução de nossa querida área de TI. Vejo a experiência acadêmica como uma premissa para quem se preocupa com a didática e a qualidade das aulas.

Atualmente, ministro cursos em pdf, além de ministrar cursos presenciais para concursos em Brasília/DF. Para mim, essa é uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento, e também aprender. Como professor, não me coloco no papel de senhor da verdade. Quero aproveitar cada oportunidade para aprendermos e crescermos juntos.

Sou também concurseiro, continuo à procura das oportunidades que citei. ;-) Conheço bem os percalços e as alegrias dessa jornada. Vejo esse fato como positivo, pois o contato frequente com as provas reforça a disciplina e a necessidade de estudo, fatores essenciais para quem redige.

Agora vamos ao que interessa a vocês. 2015 é um ano de grandes oportunidades, não se deixem enganar. Grandes concursos como CÂMARA, CÂMARA LEGISLATIVA, RECEITA FEDERAL, TCU, BACEN, APO-TI e ATI/MPOG, entre outros, são esperados.

Mantenha os estudos e a disciplina, para não deixar as oportunidades escaparem. A sorte favorece os audazes, ou como diria o guru William Douglas: “Passa quem estuda melhor, não quem estuda mais”. Recorra sempre ao material de qualidade garantida, invista em seu aperfeiçoamento, e siga em frente como bom combatente.

Sobre nossa nobre disciplina de Sistemas Operacionais, os editais recorrem frequentemente aos mesmos conteúdos, e aos mesmos autores. Não temos grandes inflexões sobre a abordagem do conteúdo. No entanto, as questões vêm apresentando grau de dificuldade cada vez maior, que exigem um nível de conhecimento mais aprofundado do candidato.

É importante alertar que isso não é sinal que o conteúdo será sempre imutável. Mudanças recentes são a exigência de tópicos como computação em nuvem, virtualização, etc. São conteúdos com certo grau de dificuldade, que exigem bastante embasamento conceitual, daí a importância do estudo contínuo.

É comum nós, concurseiros, ouvirmos terceiros falarem que a fila dos concursos públicos anda. E como anda nos concursos de TI! Não desanimem, se baterem na trave, é sinal que nunca estiveram tão preparados. Pensamento positivo, aprimore seus métodos de estudo, conheça à você e à banca, e ACIMA DE TUDO, conte com nosso auxílio nessa jornada.

Até nosso próximo encontro. Obrigado e um forte abraço.

Avante!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, Você poderia me ajudar em uma questão que caiu na prova do DEPEN, realizada no dia 28/06/2015. Seja para impedir que determinados computadores em uma rede local possam consultar servidores DNS na Internet, seja para controlar esses computadores na saída da rede por um firewall para o serviço de DNS, o firewall deve bloquear o uso do protocolo UDP na porta padrão 53. A banca CESPE informou que está correta Cabe recurso? Pois pode haver tráfego TCP ou UDP para DNS na porta 53 então só bloquear o UDP irá garantir o controle?
    Juliano Costa em 30/06/15 às 22:46
  • Fico muito feliz que o Estratégia esteja contratando novos professores para a área de TI, é uma área muito boa mas com pouco material de qualidade para concursos públicos. Bem vindo professor! Espero que o site continue investindo na área e contrate mais professores afim de suprir a demanda de concursos que oferecem vagas para TI, não são poucos, Tribunais de Justiça, do Trabalho, Eleitorais. Diversos outros órgãos e empresas públicas também abrem vagas para a área.
    Astlande em 09/04/15 às 12:04
  • Vai ministrar aulas para TCE CE edital foi publicado dia 07/04 ... 2 cargos na "nossa querida ária de TI". abraço.
    Arilson em 08/04/15 às 19:06