Artigo

Fortalecimento da Equipe de TI do Estratégia Concursos

Olá concurseiros das diversas áreas de Tecnologia da Informação. Meu nome é André Castro e é com grande satisfação que oficializo a minha atuação como Professor da área de REDES DE COMUNICAÇÃO, integrando assim a equipe de professores do Estratégia na área de Tecnologia da Informação – T.I.

Primeiramente, gostaria de me apresentar!  Sou servidor público desde 2010 como Analista de Tecnologia da Informação pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Sou formado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade Federal de Brasília – UnB e Mestrando na área de Segurança da Informação pela mesma instituição. Possuo ainda certificações diversas nas áreas de Redes e Governança de TI.

Atualmente atuo como docente na Escola Superior de Redes – ESR – da Rede Nacional de Pesquisa – RNP, ministrando cursos na área de Redes e Segurança, além de ministrar cursos presenciais para Concursos em Brasília/DF.

Encontro-me aprovado também nos concursos de Analista do Banco Central do Brasil – BACEN/2013 e Analista Legislativo para a Câmara dos Deputados/2012

Tendo em vista as grandes oportunidades de concursos com cargos diversos para as áreas de Tecnologia da Informação, o Estratégia vem buscando ampliar cada vez mais o seu escopo de atuação, aprimorando e consolidando os diversos conteúdos de T.I. em seus materiais e é nesse contexto que eu me incluo. Grandes concursos são esperados como CÂMARA, TCU, BACEN, APO-TI, entre outros e dessa forma, devemos buscar estar sempre um passo a frente!

Os conteúdos da área de Redes são “cartas marcadas” em praticamente todos os Editais com cargos na área de T.I, desde os concursos menos concorridos, como alguns a nível estadual, até os mais disputados, como os grandes concursos a nível Federal, exigindo assim um conhecimento sólido do candidato nessa disciplina

Dessa forma, as bancas têm se aprimorado cada vez mais, buscando elaborar questões mais inteligentes e complexas, exigindo, a cada ano, um nível de conhecimento mais aprofundado do candidato. Vale ressaltar que em busca desse aprofundamento, as próprias bancas acabam se complicando nos enunciados e assertivas propostas. Pontos estes para abordarmos em uma outra oportunidade.

Devemos considerar ainda um dos fatores mais complicados de concursos da área de T.I. que é latente na área de Redes: o conteúdo “sem fim” e dinâmico, fato tão temido pelos candidatos, além da falta de referências bibliográficas! Mas como assim? 

Diversos assuntos considerados novos na área de concurso estão sendo cada vez mais cobrados. Anos atrás, as bancas tratavam tópicos, por exemplo, redes SAN e protocolo IPv6, como algo novo com questões superficiais e conceituais. Atualmente, bancas renomadas que sempre geram tendência, como a banca CESPE (atual CEBRASPE, para quem ainda não sabe), já estão cobrando tecnologias específicas e formas de implementação desses tópicos. O outro aspecto reside na falta de bibliografia explicitada pelas bancas. Temos grandes autores de conteúdos da área de redes, como Tanenbaum e Kurose. Entretanto, muitas são as questões extraídas de fontes na Internet ou outros locais, que muitas vezes são questionadas pelos candidatos com a devida razão gerando grande insatisfação.

Tais fatores exigem muito dos candidatos desses cargos e levam muitos à desistência após um ou dois insucessos nessa empreitada. E é nesse ponto que eu gostaria de destacar a oportunidade existente na área de T.I!

Aqueles que persistem e entendem que este fator de dificuldade é comum a todos os candidatos, acrescido da dificuldade, em regra do pessoal de T.I., com disciplinas como Português, Direito e Regimento Interno, tenderão a estar sempre lutando pelas vagas e consequentemente obtendo êxito ao longo da jornada.

Dessa forma, gostaria de destacar a minha palavra de encorajamento e apoio aos candidatos das áreas de T.I. e reforçar o meu compromisso em atuar como parceiro de cada aluno, da equipe de T.I e do Estratégia, me colocando sempre a disposição e sempre com foco no resultado positivo: a aprovação dos alunos do Estratégia!!!

Muito obrigado e um grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado Felipe... Continuo à disposição para sempre acrescentar e participar no aprendizado dos nossos alunos. Grande abraço.
    André Castro em 02/10/15 às 20:00
  • Evanei, é interesse do MPOG chamar o mais rápido possível, tanto pelo cenário proposto ano que vem, como pelas necessidades apresentadas pelos diversos órgãos por novos ATI's. Porém, devemos esperar para termos uma posição mais concreta. De qualquer forma, parabéns pelo resultado!
    André Castro em 02/10/15 às 19:59
  • Boa tarde professor, estou na lista do resultado preliminar do MPOG/2015. Você tem alguma informação sobre as perspectivas de contratações para esse ano ou ano que vem?
    Evanei Gomes em 01/10/15 às 15:06
  • Professor mt bom, nota 10!
    Felipe em 30/09/15 às 09:00