Artigo

“A distância entre o sonho e sua realização é a quantidade certa de tempo e trabalho”

Deliberar, fazer um concurso, demanda uma opção por uma modalidade de vida que envolve uma rotina pautada pelo sacrifício diário da ausência. Talvez aí resida o maior desafio, a ausência. A ausência significa perder momentos de convivência com as pessoas de quem se gosta. Todavia para isso dar certo se torna necessário que a ausência seja verdadeira. Que ela comece com disciplina e que, lentamente se torne uma virtude.Você precisa estudar com estratégia.
A diferença entre a virtude e a disciplina é que a primeira é espontânea e a segunda forçada. O verdadeiro candidato vira um ausente presente, mais ausente do que presente, frise-se. Ele está e não está ao mesmo tempo. Está em casa, mas enquanto todos estão assistindo o desfile das escolas de samba, ele estuda. Enquanto todos vão à praia, ao clube, ao churrasco, ele fica saboreando o silêncio que passa a imperar no ambiente.
O ausente é um herói! Longe de ser um “herói do Bial” que tão presentes se ausentam de si mesmos, o nosso herói é tão anônimo quanto valente. A diversão está ali, tão fácil, ao alcance da mão, basta fechar os livros e enveredar por mundo de prazerosas distrações. No entanto, ele estoicamente resiste. Resiste até mesmo às provações maldosas daqueles que por não compreenderem sua odisséia, escarneiam de sua opção pela introspecção.
Mesmo quando o barulho ensurdecedor das gargalhadas, dos risos, dos surdos e das cuícas o cercam, ele resiste bravamente e mantém a concentração nos estudos. A recompensa, no entanto, surge no final, quando todos exaustos pelo vazio existencial que se insinua ao final de um grande desperdício de tempo com energias deletérias, ele sai fortalecido pela aquisição de novas informações e, principalmente, por ter se vencido. Lembre-se de que se você deseja alcançar a sua aprovação estude com estratégia e metodologia.

Forte Abraço !

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • "Karaca"! Mandou muito bem! Arrasou! Agradeço-lhe o incentivo! Tudo do melhor!
    David em 27/11/15 às 16:34
  • Boa tarde Alexandre, Texto bastante inspirador. Alexandre sera que você poderia dar dica do que e estudar com estratégia e método. desculpa e que sou nova nisso e acho que aprendemos com pessoas que sabem. att.,
    Elisabete em 27/11/15 às 14:30
  • Muito bom!! Obrigada!!
    Carolina em 27/11/15 às 10:55
  • Parabéns! Alexandre. Excelente texto!
    Marcelo Sapper em 27/11/15 às 10:28
  • Excelente artigo!!! É essa ausência que sinto todos os dias...
    Welton Ramos em 26/11/15 às 20:42
  • Excelente artigo, define com a maior das propriedades o que o individuo passa qdo toma a decisao de estudar para um concurso, ele precisa vencer a si mesmo diariamente...vencer sua vontade de sair, de ver tv, de acessar as redes sociais, enfim, de levar uma vida normal, rsrs, mas no final tudo vai valer a pena...se deus quiser...
    thiago fernandes em 26/11/15 às 20:11
  • É verdade! Bom texto professor!
    Luciane em 26/11/15 às 17:51